Ladário

Moinho e Vale premiam estudante ladarense vencedora de Concurso

Radija ganhou um livro do escritor Rodrigo Teixeira, integrante do trio Hermanos Irmãos (Foto: Assessoria Moinho)

 

O ano termina iluminado para a estudante Radija da Conceição e Silva, de 14 anos, do nono ano fundamental da Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio, de Ladário. Concorrendo com mais de uma centena de alunos da rede pública de Corumbá e Ladário, ela venceu o Concurso de Redação do Programa Proteger é Preciso, que corresponde a uma das etapas da ação lançada no começo deste ano pelo Moinho, Vale e Fundação Vale, como forma de desenvolver ações integradas de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Radija ganhou um livro do escritor Rodrigo Teixeira, integrante do trio Hermanos Irmãos (Foto: Assessoria Moinho)

E ela venceu com uma poesia. De prêmio, levou um notebook para casa e ainda ganhou um livro, inesperado presente do poeta, compositor, músico, escritor e jornalista Rodrigo Teixeira, integrante do trio Hemanos Irmãos. O livro é o “Prata da Casa”, que conta momentos memoráveis de uma geração de cantores e bandas criadas a partir de 1979, dentro do projeto musical do mesmo nome no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O encontro da aluna Radija e do poeta Rodrigo se deu no Moinho in Concert, que rendeu justa homenagem ao trio Hermanos Irmãos (Rodrigo Teixeira, Márcio de Camillo e Jerry Espíndola). Este trioé a maio revelação da música popular de Mato Grosso do Sul nos últimos anos. Hermanos Irmãos imprime intensamente a sonoridade e a poesia sul-americanas em canções em espanhol e português, quebrando barreiras e paradigmas das fronteiras. Enfim, um canto e um grito da América do Sul que faz lembrar de Raizes de América, celebre grupo que era formado por brasileiros, chilenos e peruanos nos anos 70.

Os prêmios contemplaram alunos e professores. Além da vencedora principal, outras três duplas selecionadas ganharam tablet e certificados: a aluna Thaisa Araújo e a professora Elaine Castro, da Escola João Baptista, de Ladário; o aluno Marcelo Lucas Flores e a professora Edna Munzão, da Escola Clio Proença, de Corumbá; e o aluno Arthur de Andrade e a professora Queli Pereira, da Escola Izabel Correa, de Corumbá.

A professora de Língua Portuguesa Gisele Rodrigues da Silva, também ganhou um notebook por ter sido a orientadora responsável pela redação de Radija na Escola Francisco Mendes Sampaio. Ela destacou a dinâmica utilizada durante o Programa Proteger é Preciso. “Nossos alunos se sentiram protagonistas do programa”, ressaltou. “Os alunos do nono ano prepararam palestras com o material do aprendizado e repassaram para seus colegas do oitavo ano”, acrescentou. (Assessoria Moinho)

 

Por: Da Redação