Ladário

Missa em homenagem ao aniversário do São Miguel encerra o calendário de eventos dos 237 anos de Ladário

A missa aconteceu no poliesportivo do Colégio São Miguel

 

A missa aconteceu no poliesportivo do Colégio São Miguel
Prefeito e a 1ª dama foram homenageados

O Prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da primeira dama e Secretária Especial de Políticas Sociais e Cidadania Gisele Maria Saab Assad e Faria, participou na noite desta terça-feira, 29 de setembro, da Missa de Ação de Graças dos 75 anos do Colégio Franciscano São Miguel. A celebração religiosa encerrou as atividades em comemoração ao aniversário de Ladário, que teve 23 dias de eventos, relembrado a história de uma das cidades mais antigas do Mato Grosso do Sul.

A instituição de ensino, que está em Ladário, desde os anos 40, quando as Irmãs M. Gertrudis Lang, M. Sigisberta Weidelener e M. Amata Denninger, partiram de São Paulo para assumir a missão em Ladário, já recebeu mais de 50 irmãs, que ajudaram a construir os capítulos da história do São Miguel, que hoje, é fundamental para a o ensino ladarense.

“Mais do que justa a homenagem a esta escola, que tanto fez e faz por nossa Ladário. Um trabalho que teve início há 75 anos atrás, uma escola, por onde passaram centenas de crianças e jovens, bem como famílias e que após esses anos, estão aqui contribuindo com o desenvolvimento da nossa cidade. São Miguel faz parte da história de Ladário e por isso estamos celebrando o aniversário da escola, juntamente com o da cidade”, falou o chefe do Executivo ladarense José Antonio que recebeu uma homenagem pelos trabalhos prestados à Escola.

Celebrada pelo Bispo diocesano de Corumbá, dom Segismundo Martinez Álvarez, a missa contou também com a participação cultural dos alunos, que através da arte e dança, demonstraram o carinho pela Escola São Miguel, bem como relembraram os trabalhos realizados pela Irmã Régula, que esteve à frente do Colégio, que também se preocupou com o social.

Na oportunidade, a diretora pedagógica do colégio Irmã Zita Maria Dalbianco, falou que nada mlehor do que celebrar os 75 anos, no dia de São Miguel, e também agradeceu o apoio de todos e enfatizou que o legado da escola continua, se referindo a formação sólida e excelência em ensino sob a ótica da compreensão cristã do mundo.

“A escola franciscana tem a missão de possibilitar a vivência do amor, da fraternidade e da paz que perpassam as formas de relacionamento pessoal e do conhecimento, possibilita ao aluno o desenvolvimento da autonomia, do raciocínio lógico, da análise e síntese para a resolução das situações problemas a que está sujeito tanto na vida profissional, quanto pessoal. É nisso que acreditamos e queremos para o futuro de cada um deles e da nossa Ladário”, disse Irmã Zita Maria.

Além disso, após as homenagens, foi distribuído o tradicional pão doce, “um costume que era seguido pela Irmã Régula, onde vinha acompanhado de uma caneca de Nescau, representando a fraternidade”, explicou a Irmã.

Participaram do evento os Secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos Roberto Guimarães, educação Maria Eulina Rocha dos Santos e o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Elemar Ebeling, assim, como autoridades da região.

São Miguel

A escola foi reconhecida, oficialmente, pelo Estado, em 23 de agosto de 1941 e em janeiro de 1942, o prédio da escola foi doado pela Prefeitura local, passando a pertencer à Sociedade de Instrução e Beneficência.

O trabalho social com as famílias pobres era uma constante no serviço à comunidade. Já em 1944, prepararam uma significativa comemoração de Natal com muitos donativos para 250 crianças pobres.

No decorrer dos anos, muitas reformas e novas construções se tornaram necessárias, para melhor atender aos alunos, que procuravam o colégio.

Em 1972, num convênio firmado com o Estado, o Colégio São Miguel deixou de ser escola particular, mas, continuou a ser dirigida e orientada pelas Irmãs, dentro dos princípios educacionais cristãos. Em 1998 passou novamente a funcionar em caráter de escola particular.

O SIB-Colégio São Miguel recebe crianças a partir de 2 anos de idade e oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio. Tem uma boa infra-estrutura unindo a tradição da formação religiosa à disponibilidade dos meios tecnológicos, Ginásio Poliesportivo, Biblioteca, Sala de Multimídia, Laboratório de Informática, Parque Infantil, Capela e salas de aulas amplas, bem iluminadas e refrigeradas. A escola busca a excelência do ensino, baseada numa sólida formação, que propicie a construção do conhecimento, sob a ótica da compreensão cristã do mundo. Utiliza-se de novas tecnologias e metodologias que favorecem a contextualização social e histórica do conhecimento, desenvolvendo assim, competências e habilidades para a formação do ser humano e seu ingresso no mercado de trabalho. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação