Ladário

Ministro da Defesa visitará Ladário para conhecer as atividades das Forças Armadas durante Operação Ágata 9

Jaques Wagner - Ministro da Defesa (Foto: Época)

 

Jaques Wagner - Ministro da Defesa (Foto: Época)

Nesta quarta-feira (29/07/2015) o Ministro da Defesa, Jaques Wagner, visitará Ladário-MS com o propósito de conhecer as atividades desenvolvidas pelas Forças Armadas brasileiras durante a Operação Ágata 9, iniciada em 22 de julho.

O ministro visitará as instalações do Exército Brasileiro em Corumbá, embarcará no Navio de Transporte Fluvial “Almirante Leverger” (G16), e vai participar de Ação Cívico-Social na entrega das obras de reforma da escola municipal Francisco Mendes Sampaio.

Ele estará acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante do Exército, General-de-Exército Eduardo Villas Bôas, e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato.

COLETIVA DE IMPRENSA

O Ministro da Defesa, Jaques Wagner, estará disponível para rápida coletiva de imprensa ao desembarcar do Navio de Transporte Fluvial “Almirante Leverger” (G16), às 13h desta quarta-feira (29), no cais do Comando da Flotilha do Mato Grosso, dentro do complexo naval do Comando do 6º Distrito Naval (Ladário-MS). A participação da imprensa deverá ser coordenada com a

Assessoria de Comunicação do Comando do 6º Distrito Naval: (67) 3234-1235.

OPERAÇÃO ÁGATA

A Operação Ágata faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, da Presidência da República, e tem como objetivo dissuadir a prática dos crimes internacionais nas fronteiras brasileiras. A operação tem um impacto forte no combate ao crime organizado por meio da ação conjunta das Forças Armadas brasileiras (Marinha, Exército e Força Aérea). A integração aumenta a cada edição, inclusive com o emprego de um Comando Logístico único desde a Ágata 6 (2012).

A operação também se caracteriza pela interoperacionalidade das Forças Armadas com órgãos de segurança pública, agências reguladoras e demais instituições federais e estaduais como, por exemplo: Polícia Federal (DPF), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Receita Federal (RFB), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), e Polícia Militar, entre outros.

Além do lado repressor, a Operação Ágata também possui o aspecto de cooperação, de chegar até a população e levar assistência à saúde, cidadania e educação.

O MINISTRO

Jaques Wagner nasceu em 16/03/1951 no Rio de Janeiro. Estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro e iniciou o curso de engenharia na PUC da mesma cidade. Vive em Salvador desde 1974, onde trabalhou na indústria petroquímica. Foi governador da Bahia por dois mandatos consecutivos, e três vezes Ministro de Estado. Assumiu o Ministério da Defesa em 01/01/2015, tendo sido precedido pelo Embaixador Celso Amorim.

 

Por: Da Redação