Em 12 de Fevereiro de 2015, após 30 dias de viagem, o Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, meio subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, regressou de sua comissão de Assistência Cívico Social, na qual prestou atendimentos médico-odontológicos às populações ribeirinhas residentes nas calhas dos rios Paraguai, São Lourenço e Cuiabá.
Contando com uma equipe de 02 médicos, sendo uma médica destacada do Exército Brasileiro, 02 dentistas, 01 enfermeiro, 05 técnicos em enfermagem e 01 técnica em higiene dental, o navio realizou cerca de 472 atendimentos médicos, 278 atendimentos odontológicos. Foram também distribuídos 19.878 medicamentos, cerca de 500 kg de roupas e brinquedos, livros e revistas do projeto “Barca do Saber” além de kits odontológicos e preservativos.
Após assistir 7 comunidades no rio Cuiabá o NAsH chegou à cidade de Santo Antônio do Leverger-MT, em 26 de Janeiro. Mesmo contando com uma melhor estrutura médico-hospitalar local a comunidade fez questão de vir a bordo receber os atendimentos disponibilizados pela Marinha do Brasil.
Ao longo de toda a comissão o navio realizou atendimentos em 12 comunidades nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo estas: Cuiabá Mirim, Porto Brandão, Estirão Cumprido, Barão de Melgaço, Piúva, Barranco Alto, Praia do Poço, Barra do São Lourenço, Fazenda Amolar, Paraguai Mirim, Porto Santa Catarina, Baía do Castelo, além de realizar atendimentos em casas isoladas, utilizando a embarcação orgânica do navio.
Em parceria obtida pelo Comando do 6º Distrito Naval com a Receita Federal, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, realizou a distribuição de cerca de 500 Kg de Roupas e brinquedos a população carente residente nas calhas do rio Paraguai, São Lourenço e Cuiabá, tal fato, corrobora com a união de diversos setores do poder público na assistência a população carente residente no Pantanal.
Em sua mais nobre missão, o NAsH “Tenente Maximiano” vem sendo reconhecido por onde navega. A população ribeirinha residente denomina-o como Navio da Esperança do Pantanal, denotando a importância do meio nessa região.
Por: Da Redação