A Fundação Nacional de Artes – Funarte começa, no período de 6 a 9 de agosto, no Mato Grosso do Sul, as oficinas de informação sobre o Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal. O programa vai fornecer recursos para ações culturais de baixo custo, propostas por artistas, produtores e grupos da região pantaneira, situada naquele estado e no Mato Grosso. As oficinas são gratuitas e dispensam inscrição prévia. Seu objetivo é orientar e qualificar arti stas e gestores culturais, interessados em inscrever projetos no processo seletivo.
As apresentações alcançarão 16 cidades, nos dois estados, ao todo. A rodada inicial atinge nove municípios, no Mato Grosso do Sul, sendo: Rio Verde, no dia 6, terça-feira; Ladário, Corumbá e Coxim, no dia 7, quarta; Bodoquena, Sonora e Porto Murtinho, no dia 8, quinta; e Aquidauana, no dia 9, sexta-feira.
O Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal vai contemplar 48 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares, e moda. Os prêmios são de R$ 15 mil para cada contemplado. As inscrições estão abertas até o dia 5 de setembro e não serão prorrogadas.
Iniciativa da Funarte/Ministério da Cultura, o Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal é a continuidade do programa Mais Cultura, que já lançou editais de estímulo às artes nas regiões do Semiárido, da Amazônia Legal e da Bacia do Rio São Francisco. As propostas devem contribuir para promover a cidadania cultural e ter como beneficiários jovens de 18 a 29 anos, residentes nas regiões alcançadas. O objetivo principal do programa Microprojetos é descentralizar os recursos na área cultural e interiorizar as ações da Funarte e do MinC, além de contribuir para a fixação da mão de obra local.
O investimento total neste edital 2013 é de R$ 828 mil. Os recursos vêm do Fundo Nacional de Cultura (FNC) – Ministério da Cultura. O edital foi publicado no dia 8 de julho de 2013.
As oficinas de qualificação do Mato Grosso do Sul ficarão a cargo dos representantes da Funarte: José Maurício Moreira – assessor da Presidência; Mírian Lott – Coordenadora da Funarte MG; e Débora Aquino – Coordenadora da Funarte Brasília.
Sobre o Pantanal
A região do pantanal abrange os municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antonio de Leverger (MT); e Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Sonora, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso (MS). Além da importância geográfica, o Pantanal tem destaque histórico, cultural, turístico e ambiental para os brasileiros. A região tem cerca de 500 mil habitantes.
Cronograma das Oficinas Microprojetos Pantanal no Mato Grosso do Sul:
Roteiro 1
Ministrante: José Maurício Moreira – Assessoria Especial da Presidência da Funarte
Ladário – 7/08 / 9h
Espaço de Inclusão Social – antigo Cine Ladário
Avenida 14 de março, 407 – Centro
Corumbá – 7/08 / 17h30
Instituto Luís de Albuquerque sede da Fundação de Cultura de Corumbá
Rua Praça da República, n° 119 – Centro
Bodoquena – 8/08 / 13h
Memorial Serra da Bodoquena
Av. Manoel Rodrigues de Oliveira, E 41, Centro
Aquidauana – 09/08 / 9h
Museu de Arte Pantaneira – Anexo
Rua Candido Mariano, 462 – Centro
Roteiro 2
Ministrante: Mírian Lott – Coordenadora da Funarte MG
Rio Verde – 6/08 / 8h
Auditório Anhanguera
Avenida Eurico Sebastião Ferreira, 930 – Centro
Coxim – 7/08 / 8h
Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Rua General Mendes de Morais, 370 – Jardim Aeroporto
Sonora – 8/08 / 10h
Residencial Ponte de Pedra
Avenida Sonora, 350 – Centro
Roteiro 3
Ministrante: Debora Aquino – Coordenadora da Funarte Brasília
Porto Murtinho – 8/08 / 14h
Salão da Assistência Social
Rua Doutor Costa Marques s/n – Centro
Por: Da Redação