Ícone do site Pérola News

Meteorologista alerta sobre baixa umidade do ar e raios ultravioleta

A coordenadora do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), meteorologista Cátia Braga, informa que nesta terça-feira (4), o sol predominará em todas as regiões sul-mato-grossenses deixando a umidade relativa do ar muito baixa. Segundo Cátia, a região sul poderá ter índices de 20%, o que caracteriza “estado de atenção”.

Na região Pantaneira o índice ficará em torno dos 35%, já região leste os sensores podem registrar entre 40 a 45%. A meteorologista avisa que as temperaturas estarão elevadas em Água Clara, Bela Vista, Ivinhema e Rio Brilhante, entre outras, com valor máximo de 33°C. Sensação de muito calor. Cátia Braga também chama a atenção especial para o índice ultravioleta que estará bem alto. Segundo ela, é comum na primavera.

De acordo com Cemtec/MS, em Campo Grande a temperatura máxima não ultrapassará os 31°C e a umidade tende a ficar baixa em 30%. No município de Coxim, a máxima atingirá os 34ºC. Nas cidades de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, a temperatura máxima será de 33ºC; Três Lagoas, máxima de 33ºC; Paranaíba, máxima de 30ºC.

Raios ultravioleta

Segundo estudiosos, a radiação ultravioleta, conhecida como UV, faz parte da luz solar que atinge o nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozônio, provocados pela nossa civilização, estamos expostos a esta radiação sem qualquer proteção. Sem a camada de ozônio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele.

Chuva

Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva em Campo Grande para o mês de outubro (até dia 2) foi de 20,8 milímetros. Segundo informações do aeroporto da Capital, choveu 25,1 milímetros. O esperado para outubro é de 147,9 milímetros. Em setembro o total acumulado de precipitação em Campo Grande foi de 58 milímetros (dados do Inmet). Choveu 78,5% do valor esperado.

Umidade Relativa do Ar Mínima

Entre 20 e 30% é considerado estado de Atenção

Entre 12 e 20% – estado de Alerta

Abaixo de 12% – estado de Emergência

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile