O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS) informa que nesta terça-feira (29) o sol irá predominar em todas as regiões do Estado, entretanto, irá se formar muita nebulosidade com chances de pancadas fracas apenas na região leste do Estado e inclui-se a região do bolsão.
Porém, a meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga, avisa que as temperaturas ficarão ainda muito elevadas com máximas de 36°C em Bonito, Bela Vista, Aquidauana e 38°C em Corumbá e Ladário. A umidade relativa do ar ficará em torno de 35% na região pantaneira e 35-40% nas demais regiões. Segundo Cátia, em todo o Estado o Índice ultravioleta (IUV) estará com valores máximos. Portanto, a meteorologista pede à população que se proteja.
Na capital sul-mato-grossense, Campo Grande, faz calor e sensação de abafamento durante todo o dia, sem chances de chuva. Temperatura de máxima de 33°C e umidade relativa em torno de 40%.
Alerta
Os meteorologistas alertam a população para que tome algumas precauções, quando o índice ultravioleta fica muito alto (ou extremo). A orientação é para que: em horários próximos ao meio-dia procure locais sombreados; procure usar camisa e boné; use o protetor solar.
O mapa do Cemtec/MS mostra que em algumas regiões do Estado o índice UV deve ficar em torno de 11,12, 13 e 14 (índice UV considerado extremo). Porém, o Cemtec informa que, devido à nebulosidade (que ocorrerá em algumas regiões) o valor do IUV pode cair em até 70%.
Luz solar
Segundo os estudiosos, a radiação ultravioleta, conhecida como UV, faz parte da luz solar que atinge o nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozônio, provocados pela nossa civilização, estamos expostos a esta radiação sem qualquer proteção. Sem a camada de ozônio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele.
Umidade Relativa do Ar Mínima
Entre 20 e 30% é considerado estado de Atenção
Entre 12 e 20% – estado de Alerta
Abaixo de 12% – estado de Emergência
Por: Da Redação