Ladário

Mesmo cumprindo a meta contra pólio e sarampo, Ladário mantém a campanha

 

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, que terminaria na sexta-feira (28) foi prorrogada até 12 de dezembro em todo o país. Em Ladário a meta estipulada de 95% foi alcançada.

Iniciada no dia 08 de novembro, a campanha vacinou 1601 de crianças contra poliomielite, o que representa 96,74% da meta estabelecida, e 1401 contra o sarampo, aproximadamente 95,85% do público-alvo.

A campanha contra a poliomielite é voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. Já a vacinação contra sarampo alcança crianças de 1 ano até as que ainda não completaram 5 anos.

Coordenadora de Imunizações da cidade, Simone Roca, ressaltou que, os pais como forma de reforçar a proteção de seus filhos devem levá-los até as unidades de saúde, “A Proteção é a única solução para prevenir doenças graves, além de manter o cartão de vacina da criança em dia, prevenindo assim internações e até óbitos”.

As doses das vacinas podem ser encontradas nas Estratégias de Saúde da Família, sendo Erico Valle, das 13hoo às 19h00 e João Fernandes e Unidade Mista com atendimentos nos mesmos horários- das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Sobre as doenças

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, por isso é necessário que as crianças tomem a vacina, evitando assim uma possível infecção. Embora aproximadamente 90% das infecções por pólio não causem sintomas (são assintomáticas), os indivíduos afetados podem exibir uma variedade de sintomas se o vírus atingir a corrente sanguínea.

No sarampo, os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça cegueira, diarreia grave, infecção de ouvido e pneumonia.

 

Por: Da Redação