Ladário

Membros do Plano Municipal de Educação tomaram posse hoje

 

Os 34 membros que terão a missão de monitorar e avaliar o Plano Municipal de Educação de Ladário tomaram posse hoje e já devem começar a trabalhar imediatamente. O objetivo é cumprir norma constitucional que prevê um plano que possa ser utilizado durante os próximos dez anos na Rede de Ensino.

“Primeiramente é de fundamental importância que o Plano Municipal de Educação, deva ser do município, e não apenas da rede ou do sistema municipal, ou de um governo”, textualizou a Secretaria Municipal de Educação de Ladário. Esse plano é feito para passar por pelo menos mais dois mandatos de prefeito, o que significa que ele não deve seguir tão somente a filosofia de um mandatário, mas sim das adequações necessárias para o melhoramento da educação básica do município.

O plano deve levar em conta, segundo o artigo 214 da Constituição Federal, a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a melhoria da qualidade ensino, a formação para o trabalho, a promoção humanística, científica e tecnológica, e o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

O Plano Municipal de Educação também deve contemplar pontos como Monitoramento, Acompanhamento e Implementação, e Avaliação com ampla participação da sociedade; Valorização do Profissional de Educação; Currículo, incluindo pontos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e processo permanente de ação/reflexão/ação; e valores que devem ser seguidos na educação no município, como Solidariedade, Participação, Autonomia, Ética, Democracia, Visão Humanística e respeito à vida em todas as suas dimensões.

A posse da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação e da Equipe Técnica, foi na Câmara Municipal de Ladário e contou com as presenças do prefeito de Ladário, Carlos Ruso e da secretária municipal de Educação, Sara Almeida. “Estamos aqui dispostos a apoiar todas as ações que visem a melhoria da qualidade da educação de nossos estudantes. Afinal de contas, acreditamos que somente a educação, bem planejada e bem proporcionada, será capaz de produzir cidadãos melhores, sociedades melhores e um mundo melhor de se viver”, disse o prefeito Carlos Ruso. (Assessoria de Comunicação)

 

Por: Da Redação