Ícone do site Pérola News

Médicos especialistas passam a integrar atendimento na saúde de Ladário

O Município de Ladário estendeu a oferta de atendimento médico à população através do credenciamento de profissionais de saúde para a prestação de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Prefeitura convocou interessados para, segundo condições uniformes, previamente fixadas e divulgadas em instrumento convocatório, credenciarem-se como prestadores de serviços médicos para atuação do profissional médico nas unidades públicas de saúde do SUS, por meio de processo administrativo próprio.

A administração optou por esta medida para suprir as demandas de serviços de saúde, em função da relevância pública e de suas especificidades, visando a manutenção e otimização dos serviços, principalmente nesse período em que se vive uma pandemia mundial.

“A área da saúde encontra-se sobrecarregada com o aumento de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Logo este processo administrativo próprio, que se trata de uma iniciativa da Prefeitura, vai conseguir exaurir as unidades de saúde e ofertar uma quantidade de atendimentos específicos muito maior”, disse o prefeito Iranil Soares.

Agora os usuários da rede de saúde poderão realizar consultas e exames em clínicas credenciadas através do sistema de credenciamento de consultas e exames médicos. Já para os atendimentos nas clínicas credenciadas, os munícipes deverão agendar a consulta e exames na Unidade Básica de Saúde de Referência.

Segue abaixo as especialidades médicas credenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde que estão à disposição dos usuários da rede:

Ainda na própria Policlínica os usuários poderão realizar exames de imagens com profissionais qualificados das mais diversas áreas conforme lista abaixo:

As consultas e exames oftalmológico estão sendo realizados pelo médico oftalmologista credenciado na Clínica Prontoclin, localizada na Rua América, 1556, Centro, Corumbá-MS. Já as consultas com a médica credenciada Ruth Moreno de Oliveira Guimarães estão sendo realizadas na Clínica Cemetra (Centro de Medicina e Perícias Médicas), localizada na Rua Corumbá, 168, 70-B, Centro, Ladário-MS.

A secretária municipal de Saúde, Josiane Braga, disse que os pacientes são atendidos em sua Unidade de Referência pela equipe que a compõe, “após a realização da consulta médica e havendo prescrição para realização de exames e/ou solicitação de consultas por um especialista, o paciente não necessita ir até a Policlínica como nos anos anteriores em que muitas das vezes chegavam de madrugada para conseguir um agendamento”, ela ainda afirmou que o processo de agendamento acontece ao fim da consulta por um sistema web, “o agendamento que demorava em média 20 dias para ser realizado, hoje acontece com um sistema web que permite que o usuário da atenção primária agende sua demanda na própria Unidade Básica de Saúde, desta forma, a própria Unidade solicita o agendamento do procedimento, seja para consultas ou exames laboratoriais e a confirmação de dia, local e horário são enviados através de mensagens de SMS para o número de telefone cadastrado do paciente”.

Para o prefeito Iranil Soares, dar um atendimento humanizado é essencial. O chefe do executivo ainda ressaltou que há tempos vem ouvindo as dificuldades que a saúde pública no município enfrenta e que é preciso, além do olhar administrativo, ter um olhar emocional para a situação que é bem delicada, “o objetivo principal da saúde é preservar vidas. Quando assumi a administração municipal iniciei um trabalho consistente de levantamentos e estudos para sanar os problemas que a Saúde apresentava. É essencial que a população tenha um atendimento mais humanizado, e é isso que estamos ofertando com o aumento da qualidade nos atendimentos. Eu conheço de perto a dificuldade da saúde da nossa cidade e sei que além do olhar administrativo, temos que ter um olhar mais sensível sobre a situação, um olhar emocional que vai além do diagnóstico ou do tratamento em si, mas atender e se preocupar também com o bem estar físico e emocional das pessoas”, finalizou o prefeito.


*Texto: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA – PML / Fotos: REPRODUÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – PML

Sair da versão mobile