Ladário

Médicos do Programa Mais Médicos são apresentados

 

Médicos intercambistas durante apresentação com o Prefeito e Secretario de Saúde

Os quatro profissionais que atuarão nas Estratégias de Saúde da Família, de Ladário, através do Programa Mais Médicos, foram apresentados oficialmente nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, na prefeitura. Serão dois médicos venezuelanos e dois cubanos, assim, como o médico brasileiro que também foi destinado ao município, através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).

Dando as boas vindas, o prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado do Secretario de Saúde Cleber Colleone e de toda a sua equipe de governo, afirmou que a presença dos profissionais da saúde é de muita importância para a cidade, onde todos contribuirão para a saúde da população através de um atendimento de qualidade, que já é feito pela equipe de Saúde, nas Estratégias de Saúde da Família.

“A presença desses médicos só vem a somar com os esforços da Saúde em Ladário. O aumento de recursos humanos é fundamental para melhorar o atendimento à nossa população. A saúde em nosso município tem sido uma das prioridades de nossa administração, realizamos uma série de investimentos e melhorias no setor, visando oferecer uma saúde de qualidade a todos”, disse o prefeito.

Todos os profissionais já começam a trabalhar a partir da próxima terça-feira (18), foi o que garantiu o Secretario de Saúde Cleber Colleone. “A nossa proposta é elevar o atendimento da saúde em Ladário, o que já vem acontecendo com ações realizadas ao longo do ano. Os médicos venezuelanos e cubanos irão contribuir e muito, por conta da larga experiência vivida por cada um deles, além de segurança de que agora não iremos depender mais dos profissionais temporários. Eles ficarão três anos em Ladário, mantendo uma carga horária de oito horas trabalhadas”, afirmou.

Os médicos venezuelanos, Yuglenni Yvette Mora Guerrero e Simon Basantes irão ser direcionados ao ESF João Fernandes e Nova Aliança. Os doutores cubanos Yisel Véliz Rodrigues atenderá no ESF Romeu ALbaneze e Nestor Molinet Vigal no Almirante Tamandaré.

Para o médico cubano Nestor Molinet Vigal, a vinda para o Brasil é sinônimo de muito trabalho. “Estamos muito contentes de poder trabalhar aqui no Brasil, em especial em Ladário, quando soube que viria para essa região, logo pensei nos trabalhos que devo realizar ajudando a população, essa já é uma política adotada dentro da nossa escola. É necessário não só observar, como também manter um relacionamento amigável com os pacientes, ajudando a diminuir as enfermidades”, disse.

Mais Médicos

Os quatro profissionais foram trazidos através do Programa Mais Médicos, que faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, prevendo mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

O Mais Médicos foi lançado em 8 de julho pelo governo federal. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Os médicos estrangeiros que participam do programa só podem atender nas unidades básicas de saúde da rede pública.

PROVAB

Além disso, Ladário também foi contemplada pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). A partir de hoje (14) o médico Julio Cezar de Souza vai atender no ESF Erico Valle, por um ano.

O objetivo do programa é estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família, e levá-los para localidades com maior carência para este serviço. O programa foi criado em 2011.

Os médicos são obrigados a atuar por 12 meses, em Unidades de Saúde da Família, onde serão supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde e 8 horas no curso de especialização.

 

Por: Da Redação