Na última Quarta Feira, 07 de maio, por volta das 08:00 hs da manhã, o Aviso de Transporte Fluvial Piraim suspendeu em direção a região da Barra de São Lourenço, com o intuito de realizar uma Assistência Cívico Social (ACiSo) de caráter emergencial, em razão da região estar sofrendo com o período de cheia do Rio Paraguai.
Esta comissão nasceu de uma parceria entre o Comando do 6° Distrito Naval, a Prefeitura Municipal de Corumbá e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que por meio do projeto Povo das Águas, destacou onze membros, sendo eles funcionários da Prefeitura, representante da Defesa Civil, médico, cirurgião-dentista, enfermeiros, assistentes sociais e pesquisadores, para dar o suporte necessário à população ribeirinha e atenuar as conseqüências daquela situação.
Na oportunidade foram distribuídas cestas básicas e atualizados os cadastros das famílias para futuras ações deste tipo, dando continuidade ao calendário do projeto para o ano de 2014.
O aumento do nível do Rio Paraguai nesta região, é explicado, segundo o pesquisador Carlos Padovani da EMBRAPA – PANTANAL, destacado no AvTrFlu Piraim, como sendo, em um primeiro momento, consequência das chuvas provenientes da fronteira do Brasil com a Bolívia (Bacia do Corixo Grande) e em um segundo momento, das chuvas que caíram sobre as nascentes do Rio Paraguai (Região acima de Cáceres).
Este acréscimo de água no leito do Rio fez com que várias famílias perdessem suas produções rurais de subsistência e criações, pois as hortas foram inundadas e suas criações se tornaram presas fáceis para predadores da região, acelerando ainda mais o estado de emergência.
A primeira parada do Navio foi nas proximidades do KM 1683 do Rio Paraguai, onde já haviam famílias refugiadas nas regiões mais altas.
Devido as particularidades do local o Navio não pôde abarrancar e, depois de uma breve reunião entre o Comandante do AvTrFlu Piraim, Capitão-Tenente Proença e a responsável pela equipe do projeto POVO DAS ÁGUAS, Srª Elisama, decidiu-se que o Navio permaneceria pairando sobre máquinas e arriaria sua embarcação orgânica para translado dos ribeirinhos, que foram atendidos a bordo.
Foram atendidas dez pessoas, sendo nove adultos e uma criança.
Terminado o atendimento nesta localidade, o Navio seguiu para a Barra de São Lourenço, onde abarrancou por volta das 21 horas do dia 08 de maio.
Por: Da Redação