Ladário

Marinha realiza assistência médico-hospitalar nos rios Paraguai e Paraná

 

Atendimento odontológico sendo realizado a bordo do NAsH Tenente Maximiano

A Marinha do Brasil, sob coordenação do Comando do 6º Distrito Naval, realizou no período de 22 de março a 15 de abril, a décima sexta viagem do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) TENENTE MAXIMIANO. Foram visitadas 27 localidades dos Rios Paraguai e Cuiabá, dentre elas: Barra de São Lourenço, Fazenda Jatobazinho, Baía do Castelo, Paraguai Mirim, Porto Chané, Barão de Melgaço, Porto Brandão, Estirão Cumprido, Piúva, Rio Piraim, Cuiabá Mirim, Vila São João e Porto Cercado.

Mais de 1.200 consultas, 2.500 procedimentos médico-odontológicos e distribuição de mais de 40.000 medicamentos

Contribuindo para o incremento da qualidade de vida da população ribeirinha, as Ações de Assistência Cívico Social foram consolidadas pela realização de mais de 1.200 consultas médicas e odontológicas, pelas quais foram distribuídos gratuitamente cerca de 35.000 medicamentos.

Conforme amplamente divulgado pela mídia, os rios Paraguai e Cuiabá, enfrentam um período de grande cheia. Imerso nesta realidade, a presente comissão pode encontrar, na beleza singular da região pantaneira, famílias desabrigadas morando em improvisos de lonas plásticas, fazendas alagadas e pessoas ilhadas em suas próprias habitações, que, não raro, consistem em precárias e irregulares construções de pau-a-pique. Um cenário onde as necessidades básicas de uma vida digna aguçaram a humanidade dos profissionais envolvidos nessas assistências.

Nesses termos, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano pode hastear em posição elevada o lema que segue emblemático em todas as suas missões: “Partilhar a Vida é a razão deste barco.”

 

Por: Da Redação