Ícone do site Pérola News

Marinha do Brasil inicia Operação Amazônia Azul na região do Pantanal

Coletiva de imprensa durante lançamento da Operação Amazônia Azul

A Marinha do Brasil deu inicio nesta segunda-feira (17) a Operação Amazônia Azul 2014, que tem o intuito de intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos, reprimir ilícitos nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, além de servir como preparação da Força Naval para a Copa do Mundo FIFA 2014. A operação foi lançada em conjunto com a Polícia Federal de Corumbá, assim como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

“Gostaria de lembrar que operar em conjunto é certeza de sucesso, por isso a participação desses órgãos é fundamental para que possamos operar bem e intensificar a fiscalização nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, aqui mais especificamente no Rio Paraguai”, disse o Contra-Almirante do 6º Distrito Naval, Edervaldo Teixeira Abreu Filho.

Já para o delegado da PF Alexandre do Nascimento os trabalho em conjunto com a Marinha do Brasil durantes essas Operações é sempre muito eficiente, “nos proporciona uma certa mobilidade para as nossas ações. O trabalho em conjunto só traz resultados positivos e quem ganha é a população”, indagou.

Durante a Operação o Comando do 6° Distrito Naval realizará Operações de Patrulha e Inspeção Naval, Fiscalização e Controle do Tráfego Fluvial, Esclarecimentos e Ação de Presença na calha do Rio Paraguai entre a Foz do Rio Apa (Km 932,3) e a cidade de Cáceres-MT (Km 2184), assim como Levantamento Hidrográfico nas proximidades de Cáceres-MT e Manutenção do balizamento do Rio Paraguai, entre as cidades de Ladário-MS (Km 1515) e Cáceres-MT (Km 2184).

Ações Cívico-Sociais

Neste período, o Com6DN ainda utiliza, o Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, em Ações Cívico-Sociais direcionadas às populações carentes na calha Rio Cuiabá até a cidade de Cuiabá-MT, disponibilizando atendimento médico e odontológico.

Dentre os meios do Com6DN empregados na Operação, destacam-se: o Monitor “Parnaíba”; o Navio Transporte Fluvial “Paraguassu”; os Navios-Patrulha “Penedo”, “Piratini”, “Poti” e “Pirajá”; o Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”; o Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengí”; a Embarcação de Apoio Fluvial “Leverger”, Lanchas de Apoio ao Ensino, Lanchas Patrulha e botes. Dois Helicópteros UH-12 “Esquilo”.

Participam também da Operação na área do Com6DN órgãos e agências extra Marinha do Brasil, como Polícia Federal, Receita Federal, IBAMA, Polícia Militar Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, um adestrador e um cão farejador da Força Nacional de Ponta Porã-MS; além de dois oficiais da Marinha Boliviana. (Com informações 6° Distrito Naval)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile