Ladário

Marinha do Brasil encerra Operação “Amazônia Azul”

 

A Marinha do Brasil (MB) encerrou neste sábado, 22 de fevereiro de 2014, a Operação “Amazônia Azul”, realizada sob a coordenação do Comando de Operações Navais. A Operação teve como objetivos intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), além de servir como treinamento da Força Naval para a Copa do Mundo FIFA 2014. Para atingir este propósito, foram empregados aproximadamente 30 mil militares, 63 navios, 15 aeronaves e mais de 250 embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por todo o litoral nacional e águas interiores (rios e lagos).

Ao longo de seis dias, a Marinha do Brasil intensificou as ações de patrulha e inspeção naval e realizou exercícios de defesa de portos e terminais petrolíferos e aquaviários. Na área social, ocorreram Ações Cívico-Sociais (ACISO) e de Assistência Hospitalar a bordo de navios da MB. As ações incluem atendimentos médicos e odontológicos, vacinação e distribuição de remédios, entre outras atividades. Toda a Operação foi coordenada a partir do Centro de Comando e Controle do Teatro de Operações Marítimas, sediado no Comando de Operações Navais, no Rio de Janeiro, o que aprimora a capacidade de comando e controle e de operação simultânea nas AJB.

A Operação contou, ainda, com a colaboração e participação de outras instituições, como a Força Aérea Brasileira, a Secretaria de Receita Federal, o Departamento de Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a PETROBRAS e a TRANSPETRO.

Balanço Final da Operação “Amazônia Azul” 2014

O balanço final da Operação “Amazônia Azul” pode ser demonstrado na tabela a seguir:

Ações

TOTAL*

Embarcações inspecionadas

8.159

Embarcações notificadas

1.062

Embarcações apreendidas

239

Atendimento médico e odontológico

 

8.289

Distribuição de remédios

28.749

Participantes extra-MB

(FAB, RFB, PRF, IBAMA e ICMBio)

 

 

465

Estima-se que, em parceria com os órgãos extra-MB, a Operação Amazônia Azul permitiu a aplicação de multas que totalizam mais de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais).

Destacam-se algumas ocorrências/apreensões realizadas durante a Operação Amazônia Azul:

  • Apreensão de, aproximadamente, 15 toneladas de pesca ilegal;
  •  Transporte irregular de 10,5 toneladas de carvão no Amapá;
  • Apreensão de 1.000 m³ de madeira pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/PA), no município de Portel (PA).
  • Apreensão de 15 mil vidros de palmito;
  • Transporte sem autorização de 27m³ da espécie de madeira “Angelim” na região dos Estreitos, no Pará;
  • Carga ilegal de animal silvestre apreendida pelo IBAMA na região do Comando do 4º Distrito Naval;
  •  Identificação de menor trabalhando irregularmente em embarcação na área do Comando do 3º Distrito Naval;
  • Encaminhamento à Receita Federal de estrangeiros que não portavam a devida documentação;
  • Identificado transporte irregular de ovos de “Tracajá”, na área do Comando do 9º Distrito Naval;
  • Porte ilegal de armamento, na área do Comando do 4º Distrito Naval; e
  • Apreensão de combustível contrabandeado na área do Comando do 9º Distrito Naval.

COMANDO DO 6° DISTRITO NAVAL

O Comando do 6° Distrito Naval participou da Operação Amazônia Azul 2014 com cerca de 700 homens envolvidos e empregando navios, embarcações, helicópteros e tropas de fuzileiros navais. Dentre os meios empregados, destacam-se: o Monitor “Parnaíba”; o Navio Transporte Fluvial “Paraguassu”; os Navios-Patrulha “Penedo”, “Piratini”, “Poti” e “Pirajá”; o Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”; o Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengí”; a Embarcação de Apoio Fluvial “Leverger”, Lanchas de Apoio ao Ensino, Lanchas Patrulha e botes. Dois Helicópteros UH-12 “Esquilo”.

Neste período, o Com6DN ainda utilizou, o Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, em Ações Cívico-Sociais direcionadas às populações carentes na calha Rio Cuiabá até a cidade de Cuiabá-MT, disponibilizando atendimento médico e odontológico.
Na Operação o Com6°DN efetuou 178 inspeções, 30 notificações e 3 apreensões de embarcação.

O Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano realizou 159 atendimentos médicos, 108 atendimentos odontológicos, 54 aplicações de vacina, 13.949 medicamentos distribuídos e 212 pessoas atendidas.

Os navios por ocasião dos deslocamentos na área de Patrulha Naval e Inspeção Naval realizaram diariamente exercícios e adestramentos de combate a incêndio, postos de combate, postos de abandono, alagamento, GVI/GP, navegação em baixa visibilidade, fora de leme e crache com Aeronave.

 

Por: Da Redação