Ladário

Marinha celebra aniversário de incorporação do Monitor Parnaíba

Cerimônia aconteceu no final da manhã em Ladário (Foto: Kleverton Velasques)

 

Construído no Arsenal da Marinha da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, o Monitor Parnaíba completou seu 75º aniversário de incorporação e de bons serviços prestados à Marinha do Brasil. A data foi celebrada em uma solenidade no final da manhã desta quinta-feira (08) no 6º Distrito Naval, presidida pelo seu comandante, o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que está viajando, foi representado pelo secretário Lamartine Figueiredo Costa. O prefeito José Antonio Assad e Faria (PT), foi representado pelo secretário Jorge José Pinto de Castro. A cerimônia foi prestigiada por um grande número de autoridades locais.

Cerimônia aconteceu no final da manhã em Ladário (Foto: Kleverton Velasques)

O Monitor Parnaiba foi modernizado em 1998 na Base Fluvial de Ladário (MS). Na ocasião recebeu incrementos operacionais que lhe conferiram maior mobilidade e autonomia.

Em sua modernização, o Monitor Parnaíba recebeu um convôo, sendo o único meio do 6º Distrito Naval (região do Pantanal) a possuir este recurso. A partir de sua modernização, o 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4) recebeu helicópteros IH-6B Bell Jet Ranger III em substituição aos UH-12 Helibrás Esquilo Monoturbina, por serem mais adaptados as pequenas dimensões da plataforma.

Entre outras atualizações, recebeu uma nova propulsão, substituindo as caldeiras a vapor por motores a diesel. Isto aumentou consideravelmente seu raio de ação e autonomia. Nos sistemas de combate, os canhões de 40 mm Bofors L/60 foram substituídos pelos L/70. (Com informações da Marinha do Brasil)

 

Por: Da Redação