O Departamento de Tributos e Cadastro Imobiliário da Prefeitura de Ladário entrou na fase de finalização do mapa digital do município. Com isso, quem ganha é mais uma vez os moradores, que ficam providos de informações geográficas e tabulares do seu território, tendo como aplicação principal o Planejamento e a Gestão Governamental do município. “Estamos utilizando programa em CAD (Computer Aided Design), que é atualmente uma poderosa ferramenta para a entrada de dados, otimizando o processo de digitalização e facilitando o intercâmbio destas informações com outros programas”, ressaltou Eder Wilson Souza dos Santos, da Gerência de Administração Tributária e Cadastro Imobiliário. “Os principais objetivos alcançados com a digitalização deste mapa são a visualização do território real da cidade na tela do computador; a substituição da mapoteca física pela mapoteca digital; e facilitar os processos de manutenção e cadastro de imóveis”, acrescentou.
O colaborador responsável pela operação do novo serviço é Vanderlino Nolasco, do Departamento de Tributos e Cadastro Imobiliário, que executou uma análise prévia minuciosa dos dados utilizados na digitalização. “O mapa está sendo confeccionado para que seja totalmente interativo com o contribuinte no processo de relacionamento das informações contidas, podendo o munícipe, quando o mapa for disponibilizado pela internet, consultar de qualquer localidade do planeta a partir do site da Prefeitura de Ladário (www.ladario.ms.gov.br) dados reais, tais como as dimensões cadastradas do terreno (frente, laterais e fundos), os números do Lote e do Imóvel, o númerode Inscrição do Imóvel no Cadastro Imobiliário, o nome do proprietário averbado na Prefeitura, entre outras especificações”, afirmou Vanderlino Nolasco, Assistente de Serviços Organizacionais e responsável pela execução dos trabalhos de digitalização.
As informações no CAD estão sendo organizadas em níveis diferentes, sendo estes níveis de forma lógica, com o objetivo de facilitar os processos de manipulação das informações nele contidas. Determinados profissionais, entre eles engenheiros, arquitetos e topógrafos já estão fazendo uso do arquivo digital, inclusive a Google Maps Street View enviou um representante à Prefeitura de Ladário para que fosse impresso este Mapa Digital em sub-áreas a fim de auxiliá-lo na localização de determinados logradouros e bairros, dados que estão sendo cadastrados de maneira precisa pelo Departamento de Tributos e Cadastro Imobiliário.
“A disponibilidade aos munícipes deste mapa digitalizado no site da Prefeitura de Ladário e operacionalização da emissão online pelos contribuintes da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) representam importantes avanços tecnológicos que a atual administração do sr. José Antônio está proporcionando ao Departamento de Tributos e Cadastro Imobiliário e à população ladarense. É o município incluído na Era Digital tão imprescindível atualmente”, ressaltou Lucenir de Arruda, Auditor Fiscal de Tributos. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário)
Por: Da Redação