ArtigosCorumbáLadário

Malah ex-professor, radialista, serigrafo, desportista e chargista morre em Campo Grande

Morre aos 62 anos, Augusto Alexandrino dos Santos (o Malah)

 

É com profundo pesar que registramos o falecimento do benquisto cidadão Augusto Alexandrino dos Santos, que era carinhosamente chamado por Malah, ocorrido neste sábado, dia 25 de maio, aos 62 anos, completados no dia 17 de março do corrente ano. Era natural de Corumbá, mas desde setembro do ano passado estava em Campo Grande fazendo tratamento da vista, já que devido às diabetes, enxergava muito pouco. Devido à insônia, dormia muito tarde e acordava por volta das 11 horas da manhã nessa fase de tratamento. Como não levantou no horário de costume, seu filho ao chegar em casa para o almoço, bateu no seu quarto, o chamando por várias vezes sem obter resposta. Ato contínuo conseguiu abrir a porta dos aposentos e já encontrou seu pai caído morto no chão, vítima de infarto fulminante, segundo as primeiras informações que recebemos.

Morre aos 62 anos, Augusto Alexandrino dos Santos (o Malah)

Malah como era conhecido por todos, tem o seu nome gravado na história de nossa cidade, pelos trabalhos realizados ao longo de sua existência, tendo sido décadas atrás educador de tradicionais estabelecimentos de ensino, como por exemplo, Escola Estadual “Maria Leite”, Escola Estadual Julia Gonçalves Passarinho (JGP) e Dom Bosco, inclusive tendo sido professor do então garoto Alcides Bernal, que é corumbaense, sendo hoje prefeito da Capital do Estado.

Mais tarde Augusto Alexandrino resolveu exercer outras profissões como de mestre em Serigrafia, pinturas para publicidade, inclusive de painéis ou outdoors, sendo por muito tempo requisitado por partidos e candidatos para executar seus trabalhos, inclusive na confecção de camisetas personalizadas, assim como também por entidades carnavalescas, entidades esportivas e colégios de nossa região. Seu grande inspirador em Serigrafia foi o saudoso mestre de pinturas e artes Hélio Nunes Pereira.

Malah em 1973 decidiu se tornar também um comunicador da imprensa falada de nossa cidade, tendo para tanto, participado de um rigoroso teste realizado pela Rádio Clube de Corumbá ainda na sua sede antiga na sobreloja do Cine Anache, sob a direção do Dr. Fauze Anache, tendo enfrentado uma extensa fila de candidatos a locutor, formada na então gloriosa rua Delamare. Após os testes, foram aprovados apenas quatro, dentre eles, o Jonas de Lima, hoje diretor e sócio-proprietário da Rádio Fronteira AM aqui de Corumbá, ex-presidente da Câmara de Vereadores, ex-presidente da Funec e ex-Assessor de Comunicação Institucional da Prefeitura de Corumbá; Augusto Alexandrino (Malah) e Gino Rondon, radialista, jornalista, cerimonialista, ex-Secretário de Imprensa da Prefeitura de Rondonópolis-MT e que nos últimos anos é professor de cursos de Oratória, atualmente residindo em Cuiabá, mas que a partir de julho vindouro estará fixando residência em Campo Grande-MS.

Nos últimos anos Malah desenvolveu seus serviços na área de informática, inclusive tendo dado sua contribuição a sites de notícias, dentre eles, o Cidade Branca do comunicador Chicão de Barros, sendo também um assíduo colaborador do site e Semanário Correio de Corumbá, com suas apreciadas charges sempre publicadas na capa do Jornal, satirizando os polêmicos políticos de nossa região e outras figuras que costumam aprontar.

Deixa vasto círculo de amigos, sendo que nos últimos anos conviveu muito com Luizinho, outro grande chargista de nossa região; era muito considerado pelo nosso diretor Farid Yunes; Alle Yunes, Reginaldo Coutinho, Chicão de Barros, pelo Nelson Fernandes, proprietário do Salão Imperial na Galeria Pantanal, o popular “Nelsão do Banco da Praça”, que tinha Malah como assíduo frequentador e tantos outros amigos professores, comunicadores, homens públicos e gente do povo. Merece ser homenageado.

A família enlutada nossos sinceros sentimentos e, a alma de Augusto Alexandrino dos Santos, muita luz e paz no Reino do Senhor. Vá com Deus inesquecível amigo.

 

Por: Adolfo Rondon/Correio de Corumbá