Ladário

Malabarismos e gargalhadas; Circo do Mato agradou o público em Ladário

 

Uma união do útil ao agradável. Foi assim que teve início a noite do sábado (27), após um dia inteiro de correria atrás dos saquinhos de “Cosme e Damião”. O espetáculo “Um Pé de Circo” deixou o final do dia ainda mais doce e com sabor de “quero mais”. Aplaudidos em pé, o grupo ficou feliz com a acolhida e prometeu voltar.

Com apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura de Ladário, em parceria com o Comando do 6º Distrito Naval, o espetáculo chegou à cidade e garantiu a alegria da criançada na Praça Name Antonio Assad, na noite do sábado (27). “Tivemos um respaldo muito legal do público, um respaldo muito legal da Prefeitura através Fundação de Cultura e do Comando do 6º Distrito Naval. Sem essa parceria nós não conseguiríamos vir aqui”, ressaltou Mauro Guimarães, coordenador do grupo Circo do Mato.

O projeto “Tem Um Pé de Circo no Pantanal” é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS) e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul. “O projeto é financiado pelo FIC – Fundo de Investimento à Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, e para nós é muito importante, pois sem ele não conseguiríamos circular. Estamos viajando com quinze pessoas, dois carros, duas carretinhas e muito material. E sem todas essas parcerias e esse público, seria impossível”, explicou Mauro.

Sem tenda, sem estrutura tradicional de circo, o espetáculo circense foi montado embaixo de uma árvore próxima à escola Farol do Norte. “Um Pé de Circo”, dirigido por Yago Garcia, Mauro Guimarães e Aline Dienha, narrou a estória do Zé, um menino que foi transportado por seres da natureza do mundo real para um mundo fantástico povoado por borboleta, macaco, garça, gatas, taturanas e as famosas pererecas malabaristas da Malásia. Neste mundo, Zé conheceu o Sr. De Grille Cri-Cri, que lhe apresentou um desafio: encontrar a semente vermelha que o transformou para sempre.

Para a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, apoiar a vinda do grupo para a cidade foi uma iniciativa muito positiva, pois a aceitação do público foi grande. “Espero que tenhamos esse espetáculo por mais vezes em nossa cidade. Foi muito animado, todos riram e gostaram de verdade”, pontuou Wanessa.

E a mesma concepção foi encontrada nas palavras do Prefeito Municipal, José Antonio Assad e Faria: “É uma alegria muito grande ver o nosso povo, as nossas crianças assistindo a um espetáculo de cultura como ao qual o Circo do Mato trouxe. Nós temos uma carência muito grande, e quando somos brindados com um espetáculo assim, é uma alegria que não tem tamanho”, avaliou o prefeito.

Durante toda a apresentação, a platéia acompanhou atenta os movimentos dos animais e de Zé que, já no final do espetáculo, encontrou a semente. E não foi só o Zé que viajou por esse mundo encantado, o público também pôde apreciar uma fabulosa viagem para o fantástico mundo povoado por animais um pouco “diferentes”, onde pererecas dançavam e macaco andava de bicicleta.

Encantada com a apresentação do circo de rua, a espectadora Maria Aquino se atentou para um fator muito importante do espetáculo, a musicalidade mesclada com a encenação. “Eu adorei esse grupo, nunca tinha visto um trabalho assim, a árvore como palco, as músicas perfeitas dentro do contexto da apresentação, tudo tão lindo, valeu muito a pena. Atitudes como estas são sempre bem-vindas”, disse.

O Circo do Mato – Grupo de Artes Cênicas acaba de completar 10 anos de fundação, porém, os artistas trabalham há quase duas décadas na área. Com sede em Campo Grande, o grupo já participou de inúmeros festivais no país e em outros países da América do Sul, como: Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Paraguai e Argentina.

“Atendeu todas as expectativas. Tivemos um público muito grande. Durante o dia tiveram crianças que vieram acompanhar a montagem. Nós pegamos uma chuva muito forte na estrada, até mesmo na hora da montagem, mas aguardamos, o tempo abriu e deu tudo certo. Montamos o circo a céu aberto. Nós conseguimos cumprir com o nosso dever”, finalizou Mauro.

 

Por: Da Redação