Ladário

Locomotiva Pérola do Pantanal é revitalizada pela Marinha após atos de vandalismo em Ladário

Locomotiva Pérola do Pantanal foi doada pela Marinha ao Município

 

Locomotiva Pérola do Pantanal foi doada pela Marinha ao Município

A Marinha do Brasil restaurou na tarde desta sexta-feira, 05 de setembro, a locomotiva Pérola do Pantanal, que apareceu pichada, na última quarta-feira (03). O monumento está localizado na Praça Almirante Gastão Brasil, ao lado da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, um dos pontos turísticos do município.

O ato de vandalismo trazia as iniciais da cidade do Rio de Janeiro, nas cores brancas, além de palavreados inadequados. Conforme a Marinha, a locomotiva foi revitalizada novamente com os nomes dados a mesma, além da pintura no local danificado.

“Ladário amanheceu triste, e para que isso não aconteça mais, é importante que a população cuide desse bem material, que não destrua o patrimônio público, tudo isso é a história de um povo. Nós temos obrigações de cuidar, porém, a população também. Temos sempre, que cuidar das melhorias que são feitas na cidade, isso é o nosso cartão de visita”, disse o Contra-Almirante e Comandante do 6º Distrito Naval, Edervaldo de Abreu Teixeira Filho.

Por sua vez, o prefeito José Antonio Assad e Faria agradeceu mais uma vez a parceria com a Marinha do Brasil e destacou a importância desses monumentos não apenas para a cidade como pra a própria população.

“Tudo isso no qual eles insistem em destruir, faz parte da história da nossa gente. Todos nós devemos proteger esses patrimônios. Estamos enraizados através deles. São lugares que trazem a história da nossa gente, por meio de objetos que foram utilizados e ajudaram no desenvolvimento desta região”, destacou o Prefeito.

A locomotiva, que foi doada ao município, através da Marinha, foi reformada e entregue no mês de setembro do ano passado, juntamente com a praça, em comemoração ao aniversário de 235 anos de Ladário. Os trabalhos foram realizados pelos militares da Marinha que receberam também apoio de civis durante o período das intervenções no espaço público.

Além disso, na oportunidade, foram restaurados meios-fios, bancos e monumentos, assim, como a recomposição de calçadas e pintura do ponto de ônibus, dos banheiros públicos e a limpeza de todo o local, dando novo aspecto à Praça Almirante Gastão Brasil.

 

Por: Da Redação