A vereadora do MDB de Ladário, Lilia Moraes, entregou nas mãos da vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, o projeto de implantação de uma Térmica a Gás no município de Ladário. Conforme o projeto, o empreendimento deverá ser instalado na zona rural do município.
A parlamentar disse que a Térmica a Gás irá gerar empregos diretos e indiretos para a população ladarense, “acreditamos que esse é o caminho para o desenvolvimento da cidade, buscando a criação de renda, por isso estou pedindo o apoio da vice-governadora e tenho certeza que ela irá olhar com carinho para esse pedido”.
Lilia também solicitou que Rose interceda junto ao governo do Estado para a volta do Posto de Identificação de Ladário, “os munícipes ladarenses necessitam do posto, pois hoje precisam se deslocar até Corumbá para solicitar a confecção da identidade”, explicou.
Conforme a parlamentar, esse é um momento único para Ladário, “não podemos deixar passar batido essa importante oportunidade, nossa cidade precisa dessa Térmica aqui, pois irá alvancar o progresso da cidade”, finalizou.
Térmica a Gás
A geração de energia elétrica a partir de gás natural é feita pela queima do gás combustível em turbinas a gás, cujo desenvolvimento é relativamente recente (após a Segunda Guerra Mundial). Junto ao setor elétrico, o uso mais generalizado dessa tecnologia tem ocorrido somente nos últimos 15 ou 20 anos.
Ainda assim, restrições de oferta de gás natural, o baixo rendimento térmico das turbinas e os custos de capital relativamente altos foram, durante muito tempo, as principais razões para o baixo grau de difusão dessa tecnologia no âmbito do setor elétrico.
Nos últimos anos, esse quadro tem-se modificado substancialmente, tornando o gás natural uma das principais alternativas de expansão da capacidade de geração de energia elétrica em vários países, inclusive no Brasil. (Assessoria de Imprensa da Vereadora)