Com apenas uma chapa encabeçada pela professora Elizabeth da Silva (candidata à diretora – reeleição) e professor Antônio Torres (candidato a diretor adjunto – reeleição), estudantes, pais, professores e funcionários da Escola Estadual Leme do Prado vão às urnas nesta quinta-feira (06) para exercer o papel democrático. “Com a eleição de dirigentes, mais uma vez o educandário fortalece a cidadania escolar. O voto espelha a resposta ao princípio constitucional da gestão democrática no ensino público”, ressalta Elizabeth.
Para Torres, a participação de todos é importante para o fortalecimento do processo democrático escolar, “a eleição vai possibilitar que, mais uma vez, a escola possa vivenciar uma participação direta em um processo importante, que é a escolha do diretor e do adjunto, aqueles que vão liderar, coordenar e executar a proposta educacional na unidade de ensino”.
Elizabeth e Torres iniciaram a campanha no dia 30 de setembro apresentando o Projeto de Gestão à comunidade escolar, sendo um dos pré-requisitos eleitorais, disposto no art. 8º da Resolução/SED 2.449, de 20 de junho de 2011.
A eleição ocorrerá no dia 6 de outubro, quinta-feira, das 8 às 20 horas. A mesa será composta por três membros escolhidos pela Comissão Eleitoral. A votação será secreta e as cédulas eleitorais serão diferenciadas por segmentos: profissionais da educação básica; pais ou responsáveis pelos alunos matriculados na unidade escolar, exceto os pais dos alunos maiores de 18 anos, quando o aluno for responsável por sua matrícula; e alunos matriculados na unidade escolar e frequentes, com idade mínima de 12 anos completos.
Escola 2 de Setembro
Os eleitores da Escola Estadual 2 de Setembro terão duas opções de voto, a chapa encabeçada pela professora Marta Cavalcante dos Santos – candidata a reeleição, e a chapa encabeçada pela professora Ana Maria de Arruda Braga. As duas candidatas também iniciaram a campanha no dia 30 de setembro apresentando o Projeto de Gestão.
Posse
A posse dos candidatos eleitos para direção será no dia 1º de dezembro. Na transmissão da função, a direção anterior apresentará ao seu sucessor o inventário dos bens públicos, permanentes e de consumo, sob a guarda da unidade escolar, bem como as prestações de contas referentes às verbas estaduais e federais, recebidas no decorrer do respectivo mandato. De acordo com o Educacenso 2010, são 362 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul.
Por: Douglas Assad Arruda