Ladário

Leitores elegem como ‘péssimo’ o transporte intermunicipal de Ladário a Corumbá e vice-versa

 

Com 65%, total de 3.764 votos, os leitores do site Pérola News elegeram como péssimo os serviços prestados pela empresa Canarinho. Durante o período de 06 meses, os internautas tiveram a disposição a enquete que avaliou o transporte intermunicipal de Corumbá e Ladário e vice-versa. A opção ruim recebeu 1.205 votos, regular 507 e a opção bom recebeu 311 votos. Ao todo foram registradas 5.786 opiniões. Vale destacar que a concessão do serviço de transporte intermunicipal (entre duas cidades ou mais) é de responsabilidade estadual e não municipal.

Intervenção em Corumbá

“Em janeiro, nos 10 dias de intervenção nós tivemos, 161.182 passageiros. Já em fevereiro temos 204.327 e agora em março foram registrados 218.615”, detalhou Valney de Oliveira, interventor nomeado pelo prefeito Paulo Duarte para gerir a empresa.

Mesmo com a melhora considerável do serviço, a quebra dos ônibus ainda acontece constantemente. “Assim era antes da intervenção e hoje em dia ainda há quebras quase todos os dias, isso tudo porque antes a empresa não realizava revisão preventiva”, continuou o administrador.

“Desde janeiro, quando assumimos a empresa, está sendo feito um sistema de revisão preventiva, mas infelizmente, por não possuirmos ônibus reservas, esse trabalho é feito cada vez que um ônibus quebra. Ou seja, ele passa por essa revisão e depois é feita a troca da peça que quebrou, assim quando o veículo quebra novamente só é feita a troca da peça necessária”, complementou.

Valney lembrou que como antes essa revisão preventiva não era feita, agora as despesas aumentaram, uma vez que é necessária a revisão do veículo todo e a troca de algumas peças. Fora os problemas mecânicos, a Prefeitura ainda encontrou no início da intervenção funcionários com o salário atrasado e desmotivado, sendo que os mesmos chegaram a realizar uma paralisação parcial dos serviços. Hoje o pagamento está em dia.

Conforme determina o Decreto nº 1.297, a intervenção é apenas realizada para garantir os serviços à população corumbaense e não para compra de novos ônibus ou troca da frota, uma vez que se não houvesse essa medida extrema a empresa naturalmente ia parar de prestar os serviços.

“Os problemas só poderão ser resolvidos com uma nova licitação onde novas regras devem ser implementadas, como a colocação de catracas mecânicas para o controle correto do número de passageiros e principalmente que a frota colocada a disposição seja nova”, concluiu Valnei Oliveira.

 

Por: Da Redação