Ladário

Visando a qualidade no atendimento SMAS, Ladário realiza 2º encontro SUAS

Palestra possibilitou aprendizado e esclarecimento sobre o SUAS

 

Palestra possibilitou aprendizado e esclarecimento sobre o SUAS

A Secretaria de Assistência Social como forma de capacitar ainda mais seus funcionários para melhor atender à população ladarense, preparou pela segunda vez consecutiva um Encontro Social do Sistema único de Assistência Social. O encontro coordenado pela Casa da Cidadania teve início na segunda-feira, 09 de fevereiro, e terá cinco dias de duração.

O foco desse encontro é explicar como funciona o sistema SUAS como um todo, e também mostrar como fazer a abordagem e os esclarecimentos aos usuários de maneira correta e eficaz. Todos os participantes irão receber certificados ao término do evento na sexta-feira, 13 de fevereiro.

As duas palestras realizadas no primeiro dia de evento tiveram como foco a motivação e ética profissional no ambiente de trabalho. Com a pergunta Quem consegue nos motivar?, a superintendente da Casa da Cidadania, Jane Contu, levou o público ao delírio com diversas dinâmicas e momentos de descontração. Já a professora, Márcia Cristina, trouxe para o evento à discussão sobre os tipos de atendimento e relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho.

Nesta terça-feira, 10 de fevereiro, o período da manhã foi todo dedicado ao tema Políticas Públicas e Desenvolvimento local. O professor, pesquisador e diretor da UFMS Campus Pantanal, Edgar Aparecido da Costa, palestrou sobre o assunto que segundo ele é o ponto de partida para o bom funcionamento do trabalho da Assistência Social, “fui provocado a falar de Políticas Públicas e desenvolvimento local, então eu tive como objetivo tentar demonstrar que as políticas publicas para serem mais efetivas, precisam ser pensadas a partir do local, para o local,e principalmente pelo local”, disse.

“O grande desafio é ouvir as pessoas que moram no local, entender quais são as suas concepções, suas relações, sua forma de organização do cotidiano e a partir de então, estabelecer ações para melhorar a qualidade de vida que eu acredito ser o grande objetivo da Assistência Social, buscar a qualidade de vida”, completou o professor.

Para quarta-feira, 11 de fevereiro, o tema escolhido foi Politicas Publicas de Assistência Social no âmbito do SUAS, ministrada pelo Conselheiro Nacional de Assistência Social Naelson da Silva Ferreira, que na oportunidade parabenizou o município pelo evento e salientou que Ladário é um dos poucos município bem empenhado na Politica de Assistência Social, “tudo que nos passam de relatórios Ladário, está fazendo uma politica correta da assistência social, gerando assim, menos problemas graves junto a população”, revelou.

Ainda conforme ele, a Assistência Social no Brasil mudou e vem mudando ano, após ano, “o que trazemos é um resgate histórico da politica aplicada, onde através disso, tentamos sanar algumas duvidas dos gestores da Política da Assistência Social, mostrando como era antes, e agora enquanto essas ações adotadas são, com a responsabilidade do poder púbico, oferecendo melhor serviço aos usuários, valorizando esses trabalhos”, salientou Naelson.

Nos últimos dias de evento, quinta e sexta-feira, 12 e 13 de fevereiro, os assuntos discutidos serão a revitalização do Plano Plurianual 2014 -2017, assim como o pacto de aprimoramento e planejamento 2015. Também será colocado em destaque, o Plano de Cargos e Carreiras, o Estatuto dos Servidores e o Departamento Pessoal da Secretaria de Assistência Social.

De acordo com o Secretário de Assistência Social, Alexandre Ohara, o evento consiste em demonstrar a necessidade da qualificação e vigilância dos serviços, programas e projetos prestados pela Secretaria Assistência Social de Ladário. “São dias que aproveitamos para esclarecer algumas duvidas e também aprimorar o nosso conhecimento. A partir de então, estaremos preparados novamente para retornar mais qualificado na hora de estar realizando os nossos atendimentos”, finalizou.

 

Por: Da Redação