O município Ladário, através da Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania, realizou no final da tarde desta terça-feira, 18 de fevereiro, uma reunião ampliada com a presença de Gestores e servidores municipais, para a apresentação do sistema de funcionamento das Secretárias do governo de José Antonio Assad e Faria. A primeira a se apresentar foi a Secretaria de Saúde, pasta essa, coordenada pelo secretário Cleber Collene.
Durante o encontro, foram colocados os avanços proporcionados pela Saúde, assim como, os projetos a serem realizados em 2014. “Para este ano serão construídas três novas Unidades de Saúde dentro de Ladário, assim como a capacitação de recursos para a reforma e ampliação do NCZ (Núcleo de Controle de Zoonoses) além da implantação de um laboratório para a realização de exames, uma vez que, a Secretária de Saúde, realiza a coleta de exames, que são encaminhados a Corumbá”, falou o secretário da pasta, Cleber Colleone.
O objetivo do encontro é proporcionar a todos, maior conhecimento e informações básicas e necessárias para um melhor atendimento á população ladarense, anseio do prefeito José Antonio.
Esses encontros serão realizados freqüentemente até que todas as secretarias tenham a oportunidade de realizar sua apresentação, e os servidores conhecerem o sistema da gestão atual como um todo.
Novos postos de saúde serão construídos
Com recursos do governo federal, Governo estadual e contrapartida da Prefeitura de Ladário, a população passará a contar com novos postos de saúde próprios. Foram destinados, através do Ministério da Saúde R$ 1.328.000,00 mil para a construção de 03 postos de Saúde da Família. Os bairros contemplados serão: Alta Floresta, Almirante Tamandaré e Nova Aliança.
Ambulâncias
Com o compromisso de pegar o paciente em casa e depois levá-lo de volta, Ladário conta com uma frota de 06 ambulâncias. Uma destinada para o serviço Social, transporte de pacientes para realização de exames nos Postos de Saúde da Família (PSF). O outro veículo atende os moradores do Assentamento 72. Já as outras 04 ambulâncias são de Urgência e Emergência, básica de simples remoção para atendimentos sem muita gravidade, como pequenos ferimentos, e outras situações que podem ser avaliadas por um Técnico de Enfermagem e transportadas para o Pronto Atendimento Municipal ou o Pronto Socorro de Corumbá, se necessário.
No caso do paciente necessitar da ambulância- Saúde de Ladário, os atendimentos são destinados para procedimentos (curativos previamente agendados, passagem de sonda agendada); Quimioterapia agendada; Hemodiálise agendada e simples remoção. O telefone a ser acionado será o (67) 3226-5165.
As ambulâncias do município são equipadas com UTI, avaliada em R$ 125.000,00. Recursos conquistados pelo Governo Federal, Estadual, e Prefeitura. Em 2012, foram feitas 5.792 atendimentos e 66.211 km percorridos.
Em caso de emergências consistindo na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; intoxicação, trauma ou queimadura; quadros infecciosos; mulheres em trabalho de parto; acidentes com vítimas; choque elétrico; entre outros casos, a população deve acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) através do 192.
Por: Da Redação