Ladário

Ladário se prepara para iniciar aplicação da vacina BCG

 

Na última semana, dia 22 de abril, representantes da Coordenação Estadual de Imunização estiveram em Ladário para orientações e alinhamento referentes à implantação de um ponto de aplicação da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) no município. O Vice Prefeito de Ladário, Dr. Juliano de Oliveira, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, receberam as visitantes.

Atualmente, a vacina BCG é aplicada apenas na maternidade do município vizinho, Corumbá. No mês de março desse ano, três técnicas de enfermagem da Secretaria Municipal de Ladário participaram de uma capacitação em Campo Grande-MS, com foco na administração da vacina BCG. Dessa forma, será disponibilizada uma sala para aplicação da vacina BCG em Ladário, que já conta com profissionais capacitados e habilitados para o procedimento.

Vacina BCG

Conforme informações do Governo Federal (https://www.gov.br/pt-br/servicos/vacinar-contra-formas-graves-de-tuberculose-bcg-fiocruz-rj), a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea).

O esquema de vacinação é em dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Na rotina, a vacina é destinada a crianças na faixa etária de 0 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em crianças nascidas com peso inferior a 2 Kg, adiar a vacinação até que atinjam este peso. 

“Ao ser aplicada, a vacina estimula o sistema imunológico do bebê, promovendo a formação de anticorpos e células de defesa contra o bacilo da tuberculose. Essa resposta imunológica oferece proteção contra as formas graves da doença, embora não impeça totalmente a tuberculose pulmonar, que é a forma mais comum. E agora os ladarenses contarão com mais esse serviço de saúde aqui em nossa cidade”, explicou o Vice Prefeito de Ladário, Dr. Juliano de Oliveira.

*Informações e foto Comunicação PML