Ladário

Ladário recebe em junho, 2º módulo do Projeto Formação Continuada

 

O município de Ladário, será sede do segundo módulo, do Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, nos dias 04 e 5 de junho, na Escola Municipal Franscisco Mendes Sampaio. O projeto, que veio para a região, atendendo 80 professores de Educação Física da Reme, sendo 20 de Ladário e 60 de Corumbá, conta com a parceria das duas prefeituras, além do apoio da empresa mineradora Vale, sendo desenvolvido pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), tendo como coordenadora a ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, Ana Moser.

O intuito do projeto é fortalecer na rede municipal, a prática do esporte, onde, através dessa qualificação possa ser finalizado com atividades voltadas para crianças e adolescentes, por meio de estratégias de ensino e didáticas diferenciadas da Educação Física, desenvolvendo instrumentos pedagógicos e de gestão para as redes públicas de ensino.

O programa, que teve início em abril, é dividido em cinco módulos presenciais com 16 horas de duração cada um. Durante os meses do projeto os professores e gestores instituirão rotinas planejadas com foco na educação para o esporte, proporcionando acesso a métodos e estratégias que permitam o desenvolvimento de planos de aula e atividades mais dinâmicas e atrativas.

Ainda, conforme a Formação Continuada de Professores da Rede Pública, os participantes realizarão atividades à distância, tendo como eixo principal o Esporte Educacional e seus princípios (Inclusão, Diversidade, Construção Coletiva, Educação Integral e Autonomia) e a discussão sobre o direito ao esporte.

“Essa é uma oportunidade impar de aproveitar todas essas informações, que refletem diretamente dentro da sala de aula, no acompanhamento e rendimento escolar de nossos alunos, além de auxiliar e acrescentar anda mais qualificações pra os nossos profissionais de Educação Física”, falou a assessora técnica pedagógica da Secretaria de Educação e coordenadora local da formação Célia Maria Sampaio de Carvalho Carneiro.

Participando dos encontros, a professora de educação física, da Escola Municipal Eduardo Malhado, Amanda Moura, falou que é de suma importância a participação no programa, uma vez que, ajuda no resgate das atividades a serem aplicadas no dia a dia com os estudantes.

“No primeiro módulo foi apresentada as diretrizes, onde acrescenta e muito para o profissional. Além disso, eles passaram uma atividade, onde encaro como desafio, o plano de aula, com os colegas, onde será feito neste segundo módulo. Com o projeto, reforçamos cada vez mais o esporte educacional, vivenciando a prática dentro da sala de aula”, comentou Moura.

O Instituto Esporte e Educação foi criado em março de 2001, por Ana Moser, medalhista olímpica de vôlei, e desde o início caracterizou-se por atuar em duas frentes, que são o atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e sócio-educativas e formação de professores e estagiários para desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional. O projeto foi financiado pela empresa Mineradora Vale, sendo Ladário e Corumbá, as primeiras no Mato Grosso do Sul, a receber a Formação Continuada de Professores da Rede Pública.