Ladário

Ladário realizou seminário inicial do Pacto da Alfabetização na Idade Certa

O evento aconteceu no Marisco, em Ladário

 

O evento aconteceu no Marisco, em Ladário

A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta (4) e sábado (5) de setembro o seminário inicial do Pacto da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com os professores da Rede Municipal de Ensino. A formação está a cargo da Secretaria de Educação e atende professores alfabetizadores das 1ª, 2ª e 3ª séries, inscritos no PNAIC.Os educadores foram orientados e capacitados por meio de seminários e palestras, durante os dois dias, na sede do Marisco em Ladário.

Na sexta-feira, 04 de setembro, o encontro foi destinado a realização de palestras com foco na formação do professor alfabetizador, ministrada pela professora mestra Adelma Maria Pinto Galeano e sobre, o olhar de uma professora alfabetizadora do PNAIC, realizada pela professora mestra Josilene da Silva Augusto. Este primeiro encontro foi aberto ao público.

Para a abertura do evento os alunos Otávio José e Fernanda Lima da Escola Municipal 17 de março prepararam uma apresentação cultural especial, o casal dançou um tango, mostrando aos presentes a beleza e a habilidade do ritmo.

Já o sábado, 05 de setembro, foi reservado exclusivamente para a formação dos professores alfabetizadores com a realização de mais duas palestras, a primeira sobre a Alfabetização Matemática, realizada pela professora Maria Zoraide e a segunda relacionada ao Currículo no Ensino Fundamental, ministrada pela professora doutora, Ana Maria Santana.

Também no segundo dia de encontro, os profissionais puderam conhecer o projeto Irmãos Gêmeos por meio de uma exposição montada no local. O projeto idealizado pelas professoras Marta Janice e Ronise Cristina foi apresentado em 2014 no seminário final que aconteceu na Capital do Estado.

Conforme a coordenadora do programa no município, Sandra Laura, a atividade proporciona maior conhecimento sobre a dinâmica do PNAIC, em relação à educação especial e permite um foco maior na alfabetização, bem como dá início ao processo de formação dos alfabetizadores que ocorrerá em mais cinco encontros até dezembro deste ano, totalizando 80 horas de formação.

“ Esse ano o PNAIC irá trabalhar toda a base do currículo nacional pautado em três situações, avaliação, controle social e mobilização e isso é muito importante, porque não consegue mobilizar não consegue atingir o controle social e menos ainda avaliar, é por esse motivo que este seminário é essencial para que conseguíamos que mostrar todo o nosso trabalho e que ele seja interiorizado por todos, para que ambos tenham o mesmo compromisso e responsabilidade que nós profissionais da educação temos”, finalizou a Secretária de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação