Durante toda essa semana, os militares do Exército, Marinha do Brasil e os agentes comunitários e de endemias percorreram quase todos os bairros de Ladário. A missão deles desta vez, foi travar uma “batalha” de prevenção contra a dengue e à febre Chikungunya, por meio do mutirão de limpeza e orientações em relação às doenças.
Para continuar no combate, o município de Ladário, através da Secretaria de Saúde, realizou na sexta-feira, 19 de dezembro, na Avenida 14 de Março, Centro, uma “Blitz Educativa”, com o objetivo de levar essas informações aos motoristas que transitam pelas ruas da cidade.
“Essa é mais um medida de prevenção junto com a população. Todos necessitam se conscientizar que este é um trabalho em conjunto, e só assim, iremos vencer essa batalha”, explicou a Gerente de Assistência a Saúde, Elis Rosangela Ribas Flor.
Até o momento, foram recolhidos aproximadamente mais de 20 toneladas de lixo, como garrafas pet e de vidro, latas, pneus e até mesmo sofás, fogões e geladeiras, que serviam como criadouros para o mosquito da dengue, além de um caminhão de pneu.
Ao todo, foram percorridos 351 quarteirões e visitadas mais de seis mil residências. A ação encerrou na sexta no bairro Nova Aliança.
Só em 2014, o município registrou 129 notificações de dengue com 12 casos confirmados da doença. Os números correspondem à semana 1 a 50. Este é o último e terceiro mutirão do ano. Outros foram realizados ao longo deste ano, porém, já pensando em 2015, quando as ações devem ter início logo no começo do ano.
Por: Da Redação