A Prefeitura de Ladário por meio da Secretaria de Assistência Social e Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres promoveram na tarde desta segunda-feira, 10 de agosto, uma palestra alusiva a Lei Maria da Penha, celebrada em 07 de agosto.
A palestra que aconteceu na sede do Centro de Referência em Assistência Social, localizada na avenida 14 de março, contou com a participação de pessoas que trabalham diretamente com atendimentos relacionados ao tema, tais como: Diretores das Escolas da Rede Municipal, Secretária de educação do município, Guardas Municipais, Funcionárias do Cras e Creas, Núcleo de Assistência e Saúde da Família, Defensoria Pública, Polícia Civil e Centro de Referência de Atendimento a Mulher Vitima de Violência.
O tema Violência Contra a Mulher foi abordado em diferentes vertentes pelo Delegado da Policia Civil de Ladário Fernando Araújo da Cruz Jr, pela Defensora Pública da Mulher da Comarca de Corumbá/Ladário Maria Clara de Morais Porfírio, e pela Coordenadora do Cran Corumbá/Ladário Rosiene Espirito Santo Mauro.
“Trouxemos esses profissionais aqui para explicar ao público alvo como o trabalho que eles realizam é importante. Mostrar que violência é crime e que existe solução para que ela tenha fim. Tudo que foi abordado aqui servirá para atuação nos casos necessários. Essa reunião teve como objetivo mostrar a importância deste tema que apesar de muito conhecido às vezes se encontra escondido pelo medo, pela dúvida ou insegurança”, afirmou a Secretária de Assistência Social, Jane Contu.
Já para a Superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Creuza Elizabeth, a repetição continua do assunto é valida para que o mesmo tome a cada dia maiores proporções, “Este assunto está em alta, principalmente nesta semana em que lembramos a Lei Maria da Penha, então, resolvemos repetir a dose e falar ainda mais da sua importância, para que dessa forma, os nossos objetivos de conscientização e diminuição da violência seja alcançado”.
Na palestra também foi lembrada a questão das diversas variações da violência, “Não é apenas a violência física, existem vários tipos, a violência psicológica, patrimonial, sexual e mental. E quando qualquer uma dessas acontecer é necessário que a pessoa se dirija aos órgãos competentes para que a lei seja cumprida”, enfatizou a Defensora Pública da Mulher, Maria Clara.
Em Ladário, a Defensoria Pública funciona na Casa da Cidadania em dias especificos, porém em casos de Violência não é necessário esperar pelos dias de atendimento. É importante que a vítima procure os órgãos competentes para que providências sejam tomadas de maneira imediata, entre eles: o Creas, a Polícia Civil e o Cran.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone: 3226-2423 ou 3226-2841. (Assessoria de Imprensa PML)
Por: Da Redação