Em alusão a semana Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, o município por meio da Secretária de Educação promoverá, no período de 14 a 17 de abril, extensa programação de atividades voltadas para a concretização da inclusão escolar e social, a partir do respeito às diferenças e igualdade de direitos.
Para abertura da semana, foi programada para dia 14 uma Caminhada e panfletagem pelas principais ruas da cidade com intuito de chamar à atenção da população para o tema. A concentração será a partir das 7h30 em frente ao Coreto, todos estão convidados a participar. Nas sequencia, às 14 horas acontece solenidade de abertura dos Jogos Paradesportivos que seguirá até o dia 17 no Ginásio Professor Hélio Benzi, com o encerramento às 10 horas.
Já no dia 15, a partir das 19 horas, no Antigo Cine Ladário, haverá o II Seminário do tema: A educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Nos dias 16 e 17 de abril acontecerá a 1ª Oficina sobre a Importância da Informática em Ambientes Educativos, que possuem alunos com necessidades especiais. O evento ocorrerá na Escola Municipal Professor João Baptista das 19h às 21h30.
O evento que acontecerá pela segunda vez na cidade tem como objetivo auxiliar a comunidade escolar nos processos de inserção, permanência e êxito escolar dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos- EJA. E para que esse trabalho fosse realizado com eficácia, em 2009 foi criado o Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva, localizado na Rua Cunha Couto, n° 1532, centro. O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.
“O nosso objetivo para este ano é chamar ainda mais atenção da sociedade para que todos fiquem antenados à nossa luta, para que dessa forma continuemos a garantir um ensino de qualidade aos nossos alunos, independente de suas limitações. Para isso, possuímos uma equipe de profissionais capacitados e prontos para o desenvolvimento de qualquer atividade com seu aluno”, enfatizou a Secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos.
Semana Nacional de Luta pela Educação Inclusiva
O Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva foi instituído no dia 14 de abril, de 2004, pelo Sistema Conselhos de Psicologia, com a finalidade de mobilizar os psicólogos para a política que vem sendo construída nos últimos anos em prol da inclusão de pessoas que, historicamente, são excluídas do processo educacional.
Confira a programação completa
14 DE ABRIL DE 2015
- Caminhada e Panfletagem
- Horário: 7 h 30 às 9 h
- Local: Avenida 14 de Março
14 À 17 DE ABRIL DE 2015
- Jogos Paradesportivos
- Local: Poliesportivo de Ladário
15 DE ABRIL DE 2015
- II Seminário: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Horário: 19 h
- LOCAL: Antigo Cine Ladário, Avenida 14 de Março
16 e 17 DE ABRIL DE 2015
- 1ª Oficina: A importância da Informática em Ambientes Educativos que possuem Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais
- Horário: 19 h às 21 h 30
- Local: Escola Municipal Professor João Baptista – Rua Saldanha da Gama, 2245 – Bairro Almirante Tamandaré
Por: Da Redação