Ladário

Ladário: Programa Mamãe Bebê orienta sobre a importância da vacinação durante a gestação

Futuras mamães acompanharam palestra sobre a importância da vacinação

 

Futuras mamães acompanharam palestra sobre a importância da vacinação

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta terça-feira, 12 de agosto, na ESF (Estratégia de Saúde da Família), Erico Valle, no bairro Boa Esperança (SEAC), mais um encontro do Programa Mamãe Bebê. Ao todo, mais de 15 gravidas participaram do evento, que teve como intuito explicar sobre a importância da vacinação durante a gestação.

Todas as futuras mamães acompanharam atentamente as orientações da coordenadora de imunização do município, Simone Rocca, que na oportunidade reforçou a importância das principais vacinas nos primeiros meses de gravidez.

“Quem é mãe de primeira viagem deve ficar atenta, pois durante os nove meses, as três principais vacinas são a dupla-adulto, Hepatite B e gripe. Todas devem se imunizar, já que garante uma gravidez sem risco tanto para as mamães como para os bebês, que necessitam desde cedo da proteção. E todas as vacinas são encontradas nas ESF’s de Ladário”, explicou Simone.

Durante a palestra, a dona de casa Silvana Arruda, gravida de sete meses, está à espera de um menino, e mesmo sendo o segundo filho, garante que nunca deixou de se imunizar, “sei realmente desde cedo a minha obrigação enquanto mãe, que é de proteção. Nunca é demais adquirir conhecimento, pois, além disso, eu também posso repassar essas explicações as minhas companheiras”, disse.

Mamãe Bebê é resultado de esforços em equipe e ganhou força com a adesão da Rede Cegonha este ano, programa do Ministério da Saúde para complementar a atenção normalmente dada às gestantes. O programa nasceu em 2010, através da iniciativa da Secretaria de Saúde e tem intenção de estabelecer um vinculo profissional e afetivo entre as Estratégias de Saúde da Família e as gestantes do município.

“O projeto prevê a realização de seis meses de consultas durante o período gestacional e mais uma consulta após o parto. As gestantes que concluírem as consultas recebem um kit do projeto Mamãe e Bebê, composta por uma banheira e itens dos cuidados básicos com os bebês”, informou o coordenador do programa em Ladário Henrique Vieira.

Novos horários

Na palestra, Simone Rocca, repassou os novos horários e locais de vacinação em Ladário, sendo na Unidade Mista do município de segunda a sexta-feira na parte da manhã, a partir das 07h30, onde apenas 25 senhas são distribuídas.

Já na Estratégia de Saúde da Família João Fernandes, os atendimentos são de segunda a sexta-feira das 07h30 às 10h30; 13h30 às 16h30. No ESF Érico Valle, a sala de imunização funciona de segunda a sexta-feira das 13h00 às 19h00. No mesmo local, é encontrada a vacina BCG.

Benefícios

Além disso, manter o cartão de vacina em dia, garante o beneficio do Programa Bolsa Família, do governo federal, O objetivo da exigência é assegurar o acesso da população de baixa renda aos serviços de saúde e contribuir para a melhoria de vida dos beneficiários

Os beneficiários na faixa etária dos 6 anos aos 18 anos, precisam cumprir índices mínimos de frequência à escola: 85% das aulas para alunos entre 6 e 15 anos e 75% para adolescentes de 16 anos e 17 anos. O descumprimento reiterado das duas exigências pode levar ao bloqueio ou ao cancelamento do benefício.

 

Por: Da Redação