Ícone do site Pérola News

Ladário: Produtores rurais e servidores participam de curso de formação

Curso aconteceu durante dois dias no Projeto de Assentamento 72

Os produtores rurais do Projeto Assentamento 72, juntamente com os servidores do município receberam nesta semana um curso de formação de Agente Saúde Agropecuário, com o intuito de levar conhecimento sobre a vida no campo. O curso foi realizado pela IAGRO, em parceria com o município, por meio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.

No primeiro dia, os 12 participantes puderam acompanhar palestras como PNEFA, PNCEBT, PNSS e PNSA, onde foram apresentadas a Legislação Vigente e as doenças abordadas, conceitos, epidemiologia, prevenção e controle dos animais da região. Já no segundo dia, foram apresentados os programas oficiais da IAGRO MAPA, além das palestras PNSCO, PNSE e PNCRH. Na oportunidade também foi ministrada a palestra sobre vacinas, abordando conceitos de como manusear e mantê-las em temperatura ideal até a aplicação no animal.

“O curso foi de extrema importância, pois mostrou que o próprio produtor tem a condição de fazer um pequeno diagnóstico do que acontece no plantel dele, sobre doenças que podem afetar o seu rebanho ou até mesmo trazer melhorias, fazendo assim, também uma reciclagem aos funcionários que trabalham juntamente com os produtores rurais. Um curso de conscientização”, disse o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Elemar Ebeling.

O curso foi realizado na casa do produtor Raimundo Nogueira Lima, que atentamente anotou todas as informações repassadas pelos médicos veterinários da Iagro, Gerson Sandoval e Luciano de Oliveira.

“Mesmo sabendo como lhe dar com essas problemáticas, nunca é demais adquirir conhecimento, pois todas essas informações repassadas pelos profissionais são de muita importância, já que nós mesmo vamos poder diagnosticar algumas problemáticas dentro da nossa propriedade, muito bom, não só pra mim, como também para os companheiros, onde além disso, os próprios funcionários da prefeitura também participaram e podem nos auxiliar cada vez mais”, afirmou Raimundo.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile