Os oito delegados que representam o município de Ladário, participaram nos dias 15 e 16 deste mês, do Seminário Estadual de Educação, que definirá os direcionamentos do Plano Estadual de Educação (PEE-MS). O encontro aconteceu na cidade de Campo Grande, no teatro Glauce e Rocha, localizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, reunindo profissionais da educação dos 79 municípios do estado, com propostas de intervenções no texto-base do PEE discutidos nos encontros regionais.
O PEE-MS é uma organização legal das metas Nacionais aprovadas pela Lei 13.005/2014, sendo o Seminário Estadual, um momento para reflexão coletiva das questões educacionais no Estado, que de forma democrática, direcionará a educação em Mato Grosso do Sul, por um período de dez nos.
Para participação neste Seminário Estadual, o município mobilizou na execução de Seminário Livre local, uma eleição de 14 delegados que participaram do Seminário Regional, em Aquidauana, onde foram destacados 08 delegados para representarem o município no Seminário Estadual, sendo eles: Raimundo Pinheiro; Tania Mendes; Marina Ferreira; Sônia Aparecida; Anizia Summar Mancilha; Delari Maria Ebeling; Jeferson Fardin.
Essa é a primeira vez que Ladário se mobiliza para efetiva participação na criação de um documento de tamanha importância, que terá duração de 10 anos, e influenciará nas ações educacionais legais nos municípios, foi o que informou a Gerente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Ladário, Sandra Laura Garcia.
“Apesar de, segundo a lei do PNE, os municípios terem um ano para a elaboração ou adequação dos seus planos após aprovação da mesma, nosso ideal é que o PME- Ladário esteja pronto ainda neste ano”, disse Sandra Laura.
Ainda de acordo com ela, após este Seminário Estadual a meta é, apoiados na aprovação do Plano Estadual de Educação (PEE-MS), consolidar o texto base do Plano Municipal de Educação (PME-Ladário), que já vem sendo elaborado desde maio deste ano, por uma comissão constituída especialmente para este fim.
O Plano Municipal de Educação – Ladário será um documento que irá registrar a educação, articular e negociar naquilo que o município tem mais dificuldade, sem preocupações com período de início e fim de gestão municipal, pois já prevê um período legal de vigência, acompanhando as metas propostas na educação em todo o Brasil, “com 20 metas, é o momento em que o município para e discute a educação, uma questão rara, envolvendo a sociedade local”, finalizou Sandra.
Por: Da Redação