Ícone do site Pérola News

Ladário participa do encontro com a ministra de Relações Institucionais

O prefeito José Antonio Assad e Faria participou juntamente com o vice- prefeito e os secretários de saúde, educação, assistência social, políticas sociais e cidadania, e representante das secretarias de um encontro com a Ministra de Desenvolvimento Social, Ideli Salvatti, em Campo Grande.

Organizado pelo Ministério de relações institucionais o encontro teve como objetivo apresentar os principais programas, ações e linhas de financiamentos voltadas às cidades. Contaram também com a presença do Ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro, e a Ministra do desenvolvimento social e combate a fome, Tereza Campello. Aproximando assim, o governo federal dos municípios. O foco para essa aproximação é a capacitação e orientação dos prefeitos ao que diz respeito às políticas públicas.

O evento realizado com o apoio dos governos estaduais, das prefeituras e das entidades municipalistas contou com a participação de 1.200 pessoas. Foram montadas tendas com os principais programas do governo federal para que dúvidas fossem tiradas, já que em cada município a programação será diferenciada, alinhada às necessidades regionais.

Secretários da Prefeitura de Ladário participando do evento na Assomasul em busca do desenvolvimento do Município através de projetos (Foto: PML)

Funcionamento do programa nas prefeituras

A equipe de Brasília veio para aprimorar as Prefeituras, em especial das cidades menores, para que se possa montar uma estrutura e um corpo técnico específico para reparar projetos que devem ser cadastrados nos respectivos ministérios de acordo com suas necessidades.

O responsável pelo setor de projetos será encarregado de ficar atento a data de abertura e fechamento do sistema, além de cuidar dos critérios de habilitação do município, repasses mensais como o FPM (Fundo de Participação do Município) que vem diminuindo gradativamente por razão das quedas em determinados tributos que visam alavancar a economia superando a crise global. Por isso é tão importante que se busque recursos externos através de projetos bem elaborados e de articulação política junto a bancada federal e aos ministérios.

“A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul para facilitar esse intermédio entre as prefeituras e o Governo Federal, irá montar uma estrutura em sua sede para apoiar os municípios na confecção dos projetos”, disse o presidente da associação Douglas Figueiredo.

Ao todo são 39 ministérios e cada um possui diversos programas que visam melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Porém os municípios precisam estar preparados e serem ágeis para conseguir acompanhar a nova realidade.

Ladário servindo como exemplo

Durante a fala da Ministra Tereza Campello, Ladário foi citada como cidade que já adquiri alimentos da produção do assentamento e que compram direto do produtor rural, de acordo com o que permite a legislação. Esse tipo de exemplo vai de acordo com as orientações da presidenta Dilma Roussef, que visa erradicar a miséria no Brasil. A atitude só foi possível graças a Prefeitura Municipal, a UFMS, a Embrapa, os assentados e a Marinha do Brasil que visam à busca das melhores alternativas para viabilizar a produção legal. (Assessoria de Imprensa PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile