Neste último sábado, 16 de maio, integrantes do Diretório do PT de Ladário participaram do 5º Congresso Nacional – fase estadual – do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O evento, que reuniu mais de 300 trezentos delegados e convidados de mais de 50 municípios, confirmou a força política e unidade interna da sigla para superar o momento de crise política e institucional que o PT atravessa.
Participaram do ato prefeitos e vereadores, com destaque para os deputados estaduais João Grandão, Amarildo Cruz e Pedro Kemp; federais Vander Loubert e Zeca do PT, bem como o senador Delcídio do Amaral.
O presidente estadual do PT, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, considerou positiva a realização do Congresso Estadual. “Mesmo num momento de crise profunda pela qual atravessamos conseguimos mobiliza pessoas de diversos municípios do Estado para discutir política, num sábado de manhã”, destacou.
Por Ladário o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Roberto Guimarães, o presidente da sigla, Herman Moraes Batista e a vereadora Delari Maria Botega Ebelling, participaram de discussões importantes, bem como conversaram com representantes da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional sobre recursos que podem ajudar o município em projetos importantes para o desenvolvimento local.
Além das teses, que estão sendo preparadas para apresentação em nível nacional, o evento serviu para a discussão do PED (Programação de Eleição Direta) usada para eleger as novas direções do partido no próximo ano.
Outro fato importante, do 5º Congresso, foi a decisão do PT/MS que vai mover uma ação de reparação de danos morais contra o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), por chamar os petistas, de forma preconceituosa, de maconheiros. “Vamos entrar com ação por esse desastre que ele falou. Ainda mais se tratando de maneira pejorativa de um tema que é problema sério de muitas famílias”, comentou Duarte.
A iniciativa foi defendida pelo Senador Delcidio do Amaral que disse que o Partido não pode poupar o parlamentar, ressaltando que ele deve explicações à sociedade sobre o Caso Gisa, as viagens ao exterior da empresa vencedora da Licitação, pelo surto da Dengue na capital e ainda sobre os inquéritos da Máfia da Saúde.
Ação positiva
Segundo Herman Batista, estar no evento mostrou a força de mobilização do PT ladarense. “Conversamos e articulamos várias ações e agendas que devem beneficiar a cidade com recursos, como a Emenda Parlamentar do deputado Zeca do PT que destinou R$ 228 mil para a Saúde”, destacou.
De acordo com Roberto Guimarães, os recursos referentes a esta emenda devem ser investidos em equipamentos de atenção básica, e outras novidades estão para surgir em um prazo curto de tempo. “Nossa articulação tem dado resultados positivos. Lembro que o deputado Zeca nos levou recentemente, em Brasília, para agendas em Ministérios, o que mostra a importância do nosso município no Estado”, finalizou.
Por: Montero Netto