Ladário

Ladário participa da divulgação oficial dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de MS

 

Nos dias 24 e 25 de abril, no Auditório da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado em Campo Grande-MS, aconteceu a divulgação oficial dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de MS (Saems) – edição 2024. A Prefeitura de Ladário, por meio Gerente Pedagógica, Eliane Amaral, da Secretaria Municipal de Educação, participou do evento, que contou com a participação dos gestores da Secretaria Estadual de Educação, do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS), e da Coordenadoria Regional de Educação – CRE/3 (responsável por Ladário e Corumbá).

Na ocasião, os resultados foram apresentados por especialistas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (CAEd/UFJF), trazendo importantes dados que irão subsidiar o planejamento de políticas educacionais mais eficazes. O levantamento avalia o desempenho dos alunos da Rede Pública em diferentes áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa e Matemática, e serve como base para políticas públicas voltadas à melhoria do ensino.

Segundo informações do Governo Federal (https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Em Mato Grosso do Sul, o Saems é regulamentado pelo DECRETO nº 15.848, de 29 de Dezembro de 2021, o qual prevê em seu artigo 4º, inciso II, que um dos objetivos gerais do sistema de avaliação é “gerar dados e informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino sul-mato-grossense, para subsidiar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas à melhoria da qualidade do ensino”.

No ano de 2024, os dados revelaram avanços significativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com destaque para o aumento da proficiência média em leitura. Todos os dados serão disponibilizados no site da SAEMS no CAEd UFJF: saems.caedufjf.net.

*Informações e foto Comunicação PML