Ladário

Ladário: Palestra reforça o convívio de alunos com NEE dentro da sociedade e da sala de aula

Palestra foi realizada no Cine Ladário

 

Palestra foi realizada no Cine Ladário

“O convívio na sociedade determina uma aprendizagem muito mais eficiente. A convivência é a melhor solução e inserção”. Essas foram as primeiras palavras da palestrante e especialista em educação básica na perspectiva da educação inclusiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Josilene da Silva Augusto, na noite desta quarta-feira, 15 de abril, integrando a programação das atividades realizada na Semana da Educação Inclusiva, que acontece por meio do município através da Secretaria de Educação.

Lotado, o Cine Ladário, foi o grande palco para a palestra, que teve como tema “A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, e reuniu professores, gestores, familiares e até mesmo alunos com Necessidades Educacionais Especiais, bem como o Prefeito José Antonio Assad e Faria, que esteve acompanhado da primeira dama e Secretária Especial de Politicas Sociais Gisele Maria Saab Faria.

Na oportunidade, o chefe do executivo ladarense destacou a importância do evento e também parabenizou toda a equipe da Educação, “eventos como esses só reforçam a nossa política de integração, e como o nosso próprio Hino Nacional diz, Penhor dessa Igualdade é que conseguimos conquistar com Braço Forte, conseguimos de fato entender que com igualdade e também convivência com outras crianças e até mesmo dentro da sociedade, determinará a inclusão dessas crianças com Necessidade Educacionais Especiais. Esse dever é uma obrigação de todos nós, fazer com que elas possam buscar a sua independência”, falou José Antonio.

Josiane, que também atua nos seguintes temas- educação; deficiência; inclusão; curriculum; educação inclusiva; politica de educação especial, durante toda a sua palestra defendeu o convívio dessas crianças junto aos outros alunos, de forma que, com suas peculiaridades, conseguem desenvolver um aprendizado melhor.

“Os alunos com NEE, estarem inseridos em vários ambientes, faz com que eles avancem cada vez mais, vencendo as suas próprias limitações. São dez anos de trabalho, e, ao longo desta caminhada percebi que a convivência é a melhor coisa. Quando ele está com outros alunos, a aprendizagem é bem melhor, eles têm referência das regras sociais. Isso é muito importante. Além disso, o professor também consegue trabalhar tendo todo o apoio pedagógico. A escola é o espaço mais democrático onde todos passam e podem ter essas referências de ensinamento, convívio e até mesmo relacionamento uns com os outros, colaborando para a inclusão educacional e social”, falou Josiane.

Representando a Secretária de Educação, Marcelo Rondon, gerente de Políticas Educacionais da pasta, frisou sobre a importância do encontro, que reuniu todos os profissionais de educação. “O nosso foco é mostrar para a sociedade ladarense que hoje as escolas estão repletas de alunos que antes eram esquecidos e que hoje podem conviver de forma plena diante dos seus colegas e até mesmo familiares. Limitações não existem. O aprendizado é para todos”, destacou.

Ao todo, na Rede de Ensino, Ladário tem 62 alunos com Necessidades Educacionais Especiais, matriculados nas Escolas, sendo destes 54 na rede municipal de ensino e oito na Rede Estadual.

 

Por: Da Redação