Instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho – é uma data de reflexão. Além disso, estudos apontam que a população idosa passa por um crescimento abrupto no mundo todo. Os idosos apresentam uma maior sobrevida, estão ganhando visibilidade e tornando-se mais ativos e independentes, fato que se deve, sobretudo, aos avanços do setor saúde.
No entanto, a carga de limitações físicas e cognitivas decorrentes da senilidade e senescência, bem como os conflitos intergeracionais que eles possam vivenciar aumentam sua vulnerabilidade às enfermidades sociais, dentre as quais, destaca-se a violência.
Costuma-se distinguir a violência contra o idoso em cinco categorias: Violência física, violência psicológica, abuso sexual, abuso financeiro, negligência e abandono.
Preocupado com a situação de vulnerabilidade dos idosos ladarenses, o vereador Jonil Junior Gomes Barcellos (PTB) apresentou um Projeto de Lei para instituir no município de Ladário a “Semana de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa”. Conforme o projeto, as atividades de enfrentamento serão realizadas anualmente, na última semana do mês de junho, com o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população, sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas.
“A proposta de criação da semana visa promover ações educativas e preventivas destinadas à orientação, conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, podendo ser desenvolvida no âmbito das unidades públicas de educação e de saúde da rede municipal, através de palestras, debates e exibição de filmes para os pais e alunos da rede escolar, além da promoção de concursos de redação e de desenhos, e outras práticas pedagógicas destinadas aos alunos”, finalizou Jonil.
O projeto será apreciado em duas votações na Casa de Leis. Caso aprovado pelos demais vereadores, seguirá para sanção do prefeito Iranil de Lima Soares. Após publicação na imprensa oficial, o projeto se tornará Lei e entrará em vigor.