Ladário

Ladário: Jonil apresenta Projeto de Lei criando a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer

 

Na última sessão ordinária na Câmara Municipal de Ladário, o presidente da Casa de Leis, vereador Jonil Junior Gomes Barcellos (MDB) apresentou um Projeto de Lei para instituir no município na Pérola do Pantanal a “Semana Municipal de Conscientização e Prevenção da Doença se Alzheimer”.

Conforme o projeto, as ações de conscientização e prevenção deverão ocorrer entre os dias 16 a 22 de setembro. Além disso, o referido período compreenderá a data de 21 de setembro – ‘Dia Mundial da Conscientização da Doença de Alzheimer’.

O objetivo da semana é conscientizar e informar a população ladarense sobre os efeitos do impacto da doença de Alzheimer para familiares ou cuidadores, bem como orientar sobre as alterações comportamentais e tratamento essencial para uma vida digna.

Ainda, conforme o projeto a “Semana Municipal de Conscientização e Prevenção da Doença se Alzheimer” deverá ser inserida no Calendário Oficial do município.

Em sua justificativa, o parlamentar cita que existem mais de 50 milhões de pessoas no mundo convivendo com a doença, “a cada três segundos, uma pessoa é diagnosticada com Alzheimer. Segundo a previsão da Internacional Alzheimer Desease, o impacto econômico é de $ 1 trilhão de dólares a cada ano e dobrará em 2050”, informa Jonil.

O vereador também reforçou que o Poder Público Municipal têm a responsabilidade de conscientizar sobre a doença, com intuito de reduzir o impacto na sociedade, “por isso, a data de 21 de setembro foi instituído como o ‘Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer’ e, durante a semana compreendida entre os dias 16 a 22 de setembro, o município de Ladário deverá realizar mobilizações em todos os setores da sociedade civil pública e privada, alertando sobre o estigma e a desinformação que ainda cercam a demência de Alzheimer, doença que não afeta apenas os pacientes, mas toda a família. Diante disso, os órgãos governamentais têm a responsabilidade de buscar soluções para dar assistência adequada e digna aos pacientes e famílias afetadas”, finalizou.

Após aprovação em dois turnos na Câmara Municipal, o Projeto de Lei seguirá para o prefeito de Ladário, Munir Sadeq Ramunieh, para análise e posterior sansão.