Ladário

Ladário inicia nesta terça com apoio do Exército ações para combater a dengue

 

Ladário inicia nesta terça-feira, 25 de fevereiro, a campanha para conscientizar a população no combate a dengue, doença séria e que pode matar. O período de chuvas e calor é ideal para a proliferação do mosquito transmissor da doença. E para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, o município, através da Secretaria de Saúde, conta com o apoio de Militares do Exército Brasileiro, assim como os funcionários da Pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos, que estarão percorrendo as ruas da cidade, juntamente com os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários.

Os primeiros bairros a receberem a Ação, serão o Alta Floresta I e II, Almirante Tamandaré (Cohab), Nova Aliança e Santo Antonio, todos localizados na parte alta da cidade. Todos estarão concentrados no NCZ (Núcleo de Controle de Zoonoses) situado na rua Frei Liberato, Bairro Alta Floresta I.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até a semana sete, o que corresponde a data de hoje (24) 28 notificações foram apresentadas, sendo que o Índice de Infestação Predial (IIP), equivalente ao LIRAA do Município é de 2%. Conforme o Secretario da pasta, Cleber Colleone, apesar das notificações não oferecerem alerta, está acima de 1% o que não é recomendado pelo Ministério da Saúde e por isso, os trabalhos de conscientização devem ganhar espaço.

“Apesar das notificações, os trabalhos serão reforçados e nossas equipes estarão nas ruas para que não haja um surto da doença. O risco existe, porém, pode ser evitado. Reforço que o mosquito Aedes Aegypti é doméstico, por isso, a importância de manter os quintais limpos e ficarmos atentos as dicas repassadas pelos nossos agentes de Saúde durante as suas visitas”, alertou Colleone.

A população ajudará, colocando os materiais que sirvam como criadouro para o mosquito da dengue, como garrafas, latas, pneus e até mesmo sofás, fogões e geladeiras. “É necessário que a população faça a parte dela”, frisou Colleone.

 

Por: Da Redação