O prefeito José Antonio recebeu quinta-feira, 5 de abril, uma das 13 escavadeiras hidráulicas entregues pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. A solenidade contou com a participação do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e do deputado federal Vander Loubet, autor da emenda que viabilizou a liberação dos equipamentos. Entre outras autoridades presentes, estavam o governador André Puccineli, o deputado federal Edson Giroto, os deputados estaduais Professor Rinaldo e Paulo Corrêa, e os vereadores Herculano Borges e Professora Rose. Ladário foi um dos 13 municípios beneficiados com uma escavadeira hidráulica. “É uma honra muito grande para nosso município; temos uma carência do alimento peixe em nossa região, mas o apoio do Ministério por meio de cursos e incentivos tem mudado esta situação”, destacou o prefeito José Antonio.
As 13 escavadeiras serão empregadas na construção de tanques para piscicultura em assentamentos e pequenas propriedades rurais. As máquinas tiveram um custo unitário de R$ 243,5 mil, o que significa um investimento de quase R$ 3,2 milhões.
Para o ministro Marcelo Crivella, a entrega do maquinário para os 13 municípios representa um maior incentivo à produção de peixes no estado, que tem como principal objetivo aumentar a acessibilidade da população à piscicultura. “Em primeiro lugar, não podemos permitir que alguém no nosso País passe fome. Os equipamentos entregues hoje representam a busca pelo aumento da produção de peixes em Mato Grosso do Sul, através da construção de tanques para a piscicultura em pequenas propriedades”, ressaltou.
Em discurso durante a entrega das 13 escavadeiras, realizada na sede da Embrapa, o governador André Puccinelli destacou os trabalhos realizados pelo ministro da Pesca e também o potencial de Mato Grosso do Sul na produção da cultura de peixes. “A escolha da presidenta Dilma é surpreendente e digna ao indicar o senador Marcelo Crivella como ministro da pesca e aqüicultura. É uma pessoa extremamente competente e conciliadora. Aliado à isso, estão os incentivos e a capacidade voltada à psicultura em Mato Grosso do Sul. O nosso Estado tem a potencialidade de produzir cerca de um milhão de tonelada de peixes por ano, enquanto o Brasil chega a produzir três milhões de toneladas. Dessa forma, Mato Grosso do Sul ficará com aproximadamente um terço da produção de nosso país. Tal índice inserirá muito no desenvolvimento do estado”, afirmou o governador.
Além de Ladário, os municípios beneficiados com os equipamentos foram: Mundo Novo, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nova Alvorada do Sul, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sonora, Tacuru, Amambai, Eldorado, Miranda e Coxim. “É uma honra muito grande para o município de Ladário ser um dos beneficiados. Temos uma carência do alimento peixe em nossa região, mas o apoio do ministério através de cursos e incentivos tem mudado esta situação”, disse o prefeito da cidade, José Antônio Assad e Faria.
Os 13 prefeitos receberam as chaves das escavadeiras que serão encaminhadas para os municípios. Os equipamentos foram adquiridos através de uma emenda parlamentar de Vander Loubet viabilizada em fevereiro, como forma de incentivar a expansão da piscicultura no Estado. Os municípios beneficiados participam de projetos que apoiam a criação de peixes em cativeiro desenvolvidos pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura com apoio técnico do Instituto Tecnológico Peixes do Brasil. (Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da Redação