A partir desta sexta-feira (20), o transporte coletivo de Ladário recebe um reforço de qualidade que vai beneficiar os moradores da cidade: 3 novos ônibus estarão fazendo a Linha Ladário-Corumbá Metropolitano com qualidade e respeito ao cidadão. Os novos carros contam com acessibilidade para deficientes, por meio de plataforma para cadeiras de rodas, bancos exclusivos para idosos, obesos e gestantes, com maior espaço entre os assentos, todos almofadados, além de uma nova identidade visual: os carros tem sua pintura nas cores da bandeira da Pérola do Pantanal (azul, amarelo, vermelho e branco).
O esforço da Viação Canarinho, que realizou investimento inicial de R$ 500 mil, inaugura uma nova fase do transporte coletivo em Ladário com transporte de qualidade em um trabalho integrado entre empresa e Prefeitura.
“O prefeito José Antonio Assad e Faria (PT) percorreu conosco o itinerário que os ônibus irão percorrer e determinou ao seu secretariado a melhoria das vias onde os nossos carros vão passar, o que será benéfico para nós e os passageiros”, garante Joafran Melo Bueno, sócio diretor da Viação Canarinho.
Segundo ele a ação conjunta com o Executivo Municipal vai ter como reflexo a melhoria dos serviços que o ladarense merece receber. “Manteremos a tarifa no preço atual (R$ 2,90) reduzindo o intervalo entre um carro e outro dando maior agilidade aos usuários no deslocamento entre origem e destino em ônibus modernos e confortáveis”, destaca Joafran.
Roteiro descentralizado
Com o novos carros, a Canarinho irá manter na linha, neste primeiro momento, 4 ônibus que atenderão a população no período entre 5 da manhã e meia noite e meia. Nos próximos meses a intenção é ter 6 carros em operação. Eles cumprirão o itinerário tradicional, o qual passa pela região central de Ladário e os bairros Alta Floresta I e II, Nova Aliança, Seac, Mutirão, agora com mais agilidade e serviço humanizado, facilitando a ida e volta dos usuários do sistema.
Outra novidade é a redução do intervalo entre um carro e outro que, neste primeiro momento, será de aproximadamente 25 minutos, chegando daqui há alguns meses a 10 minutos. “Sabemos do transtorno que é esperar muito tempo no ponto, e estamos trabalhando para reduzir esta espera que sabemos irá acontecer paulatinamente”, destaca Joafran Melo.
Nos chamados horários de pico, como abertura do comércio, entrada e saída das escolas, o serviço terá reforço de mais carros na linha. Há ainda estudos para a criação de um ônibus expresso que irá parar em apenas alguns pontos específicos, de maneira diferenciada, agilizando o percurso com o mesmo preço da tarifa normal.
Geração de empregos e respeito
Com esta nova fase a Canarinho, que atualmente opera o sistema com 30 funcionários, abriu a contração de mão de obra. “Para atender com a qualidade que queremos, estamos gerando mais empregos diretos, capacitando esta nova mão de obra que colocaremos nas ruas”, pontua.
Há ainda a criação de canais de reclamações para o usuário se manifestar junto a empresa. Por telefone ou por e-mail, quem for atendido de forma inadequada poderá registrar sua reclamação e ver a empresa apurar e resolver cada caso. “Vamos inclusive formar um colegiado com os presidentes de bairros, fazendo reuniões de avaliação mensais para que os mesmos possam apresentar sugestões e nos cobrar pela qualidade dos serviços. Ladário terá a partir de agora uma nova fase no transporte coletivo da cidade”, conclui.
Por: Montero Netto