Ícone do site Pérola News

Ladário faz encerramento do Projeto Mamãe e Bebê com 41 reuniões em 2013

kits entregues para gestantes participantes do programa
Secretário Cleber Coleone parabeniza equipe pelos avanços no programa

Para finalizar as atividades de 2013 do Programa Mamãe e Bebê, a Prefeitura Municipal de Ladário, através da Secretaria de Saúde, realizou um evento na manhã desta quinta-feira (12), na AMRM (Associação dos Militares da Reserva da Marinha), com palestras e entregue kits para gestantes participantes do programa.

Conforme balanço feito pela Saúde de Ladário, foram 41 encontros realizados com a participação de mais de 320 gestantes no ano de 2013. O trabalho foi realizado em equipe das ESFs do município, sendo que os ACS (Agente Comunitário de Saúde) tiveram papel de destaque, persistindo na busca da gestante de sol a sol, incrementando os encontros com distribuição de brindes e pequenas lembranças, trabalho de dedicação e competência.

O 41º encontro realizado na AMRM marcou o encerramento das atividades do programa no ano de 2013. Arizilma Santos, futura vovó que acompanhava sua filha Ariane Santos, gestante de 06 meses, falou ao Pérola News da importância das palestras no encontro, “cuida previamente da saúde da gestante e do bebê, além de dar segurança e experiência as gestantes”.

O Projeto é resultado de esforços em equipe e ganhou muita força com a adesão da Rede Cegonha este ano, programa do Ministério da Saúde.

Além do Secretário de Saúde Cleber Colleone, esteve presente a solenidade o prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria, a secretaria Especial de Políticas Públicas Sociais e Cidadania, Gisele Saab Assad e Faria e o presidente Associação dos Militares da Reserva da Marinha, Luiz Carlos Radiche.

Histórico

O Termo já diz tudo, Pré Natal – antes do nascimento, esse momento é que os cuidados com o bebê devem começar durante a gestação, logo após a descoberta da gravidez.

Pensando no cuidado materno e infantil, foi criado em 2010 o projeto Mamãe Bebê, que nasceu das discussões e investigações de comitê materno e Infantil de Ladário, e que veio para estabelecer um vinculo profissional e afetivo entre as ESFs (Unidades de Saúde das Famílias) e as gestantes do município de Ladário.

Sabe-se que o vínculo entre mãe e bebê é crucial para a sobrevivência e desenvolvimento do bebê. È possível o apego que a mãe experimenta por seu filho seja o vínculo mais sólido do ser humano (vai surgindo desde o período em que carrega o filho dentro do corpo, passando por um período de dependência completa de seus cuidados, no pós-parto e depois, por toda a vida).

 

Por: Domingos S. de Arruda

Sair da versão mobile