Ícone do site Pérola News

Ladário: Famílias devem realizar a Revisão e Averiguação cadastral do PBF

Seguindo uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o município, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma foça tarefa no ultimo final de semana, com intuito localizar as 428 famílias que se encontram no processo de averiguação cadastral do Programa Bolsa Família (PBF).

De acordo com a gestora do Cadastro Único de Ladário Jaciane Nunes da Silva, através desse trabalho, a Prefeitura irá verificar se essas famílias ainda possuem perfil para continuar recebendo a transferência de renda ou se apenas beneficiarão de outros programas que usam o Cadastro Único para seleção.

“Durante a nossa força tarefa, o qual reuniu os técnicos do CRAS, CREAS e a Casa de Acolhimento, que fizeram as visitas para localizarem as famílias e convoca-las para comparecer ao CRAS, obrigatoriamente 106 famílias foram averiguadas, totalizando uma visita das 428 que estão incluídas neste processo. Porém, já identificamos irregularidades. Isso irá gerar o bloqueio imediato a partir de junho, seguindo as determinações do MDS”, Explicou Jaciane que ainda reforçou quanto às irregularidades encontradas desde o início da liberação do beneficio, “as famílias que omitiram informações terão que devolver todo o beneficio adquirido até o momento”, reforçou.

O lançamento do processo acontece em conjunto, onde possibilita que o município tenha uma visão integrada da demanda de atualização dos cadastros em seu território, bem como oferecerá aperfeiçoamento dos trabalhos que serão feitos através dos programas sociais.

Seguindo esses dois processos, sendo a Revisão Cadastral e a Averiguação Cadastral, o foco principal é garantir a veracidade e atualidade dos dados declarados no Cadastro Único.

Ainda conforme a gestora PBF em Ladário, as famílias que deverão ter os dados atualizados foram divididas em duas etapas. Na primeira, iniciada de imediato, incluirá apenas as famílias do PBF e a segunda etapa que acontece no próximo semestre incluirá famílias não beneficiárias mas que no ato do cadastro possuíam o perfil para recebimento.

“Para a definição do público-alvo da Averiguação Cadastral, foi realizado batimento entre a base do Cadastro Único, a folha de pagamento do PBF, a base de benefícios do INSS do ano de 2014 e os registros de trabalho formal de 2013, sendo estes últimos os registros administrativos utilizados para identificação de famílias com indícios de subdeclaração. Neste público, foram consideradas apenas as famílias com cadastros atualizados em 2013 e 2014”, disse Nunes.

A data limite pra a atualização cadastral das famílias do primeiro lote da Averiguação Cadastral para evitar o bloqueio será até esta sexta-feira, 22 de maio.

Ao todo, o município de Ladário tem 1.584 famílias que recebem o beneficio do Bolsa Família. Desse total, 52 famílias foram desligadas do BF, o que representa o resultado dos programas sociais proporcionados pelo município com o intuito de dar autonomia aos beneficiários deste programa.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile