Ladário: Famílias cadastradas no Bolsa Família recebem palestra de “Planejamento Familiar e DST”
O Município de Ladário, através da Superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, por meio da Assistência Social e Secretária de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira, 24 de fevereiro, na sede do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) uma Palestra com o tema “Planejamento Familiar e DST”, reforçando as Condicionalidades do programa Bolsa Família, que atende atualmente 1518 famílias ladarenses.
“A palestra atende essas Condicionalidades através da educação, assistência social e saúde, um dos critérios para que as famílias possam participar do programa do Governo Federal. Nessa oportunidade, elas estão recebendo dicas de como se prevenir e também ter um cuidado a mais com relação à higiene pessoal e também com o câncer”, frisou a gestora de cadastro único e do programa Bolsa Família Jaciane Nunes da Silva.
Dando inicio aos trabalhos, a enfermeira do ESF Romeu Albaneze, Patrícia Valenzuelo de Oliveira Arruda, explicou sobre as doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e os cuidados com a higiene pessoal. “A palestra é de suma importância, para que elas saibam, que o município de Ladário conta com uma equipe altamente capacitada pronta para qualquer tipo de eventualidade. Cuidar da saúde é a primeira necessidade de um ser humano. Afinal, elas são em sua maioria, chefes de família e precisam alertar seus filhos sobre esses riscos”, salientou.
Anotando todas as dicas, sem piscar um segundo, a dona de casa, Lurdelene Soares Cáceres, mãe de 04 filhos, afirmou que ações como essas garantem uma qualidade de vida não só saudável como também um animo a mais, “recebendo todas essas dicas primordiais, ficamos atentas no que se refere a saúde e também higiene pessoal. Tenho quatro filhos e sempre que posso, consigo esclarecer duvidas e também participo de todos esses projetos incumbidos dentro do Bolsa Família”, disse.
Reforçando os direitos, não só como mães, mais também como mulheres dentro da sociedade, a Superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres no município de Ladário, Creuza Elizabeth da Matta, levou até as mulheres dicas importantíssimas sobre seus direitos e também deveres dentro da sociedade. “É preciso prevenir para não ter que remediar, por isso todas devem se atentar nas explicações e dicas repassadas pelas profissionais da saúde e assistência”, citou.
Bolsa Família em Ladário
Atualmente o município tem cadastrado 1518 famílias, no programa do Governo Federal. Até então, eram 1590 famílias. O município está entre as 15 cidades de Mato Grosso do Sul que conseguiram desligar famílias do Bolsa Família e inseri-las dentro do mercado de trabalho e também na geração de renda própria através dos cursos oferecidos pela Assistência Social.
Por: Da Redação