Ícone do site Pérola News

Ladário: Escola Marquês de Tamandaré realiza Projeto “Viagem Cultural” com alunos da educação especial

Na tarde desta quarta-feira (27) os alunos da Educação Especial Inclusiva de E.M. Marquês de Tamandaré participaram da última ação do Projeto “Viagem Cultural”. Nesta terceira e última etapa os alunos fizeram um passeio pelos patrimônios históricos da região de Ladário e Corumbá acompanhados pela Coordenadora do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ana Paula, pela Professora do AEE, Luciane de Jesus, e estagiários, que foram explicando aos alunos a importância histórica que cada monumento continha para os municípios.

O projeto teve seu inicio no dia 01 de agosto e, foi dividido em três etapas para a realização das atividades, sendo a primeira a confecção de painéis com atividades realizadas pelos alunos e a segunda a confecção de maquetes do porto geral. O Objetivo principal do projeto foi trazer atividades que promovessem prazer e descontração para os alunos da Educação Especial Inclusiva. Esse Projeto foi idealizado pela Professora, Luciane de Jesus, que faz parte do núcleo de Atendimento Educacional Especializado da escola, tendo o apoio incondicional da equipe gestora e pedagógica da E.M. Marquês de Tamandaré.

O Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Ensino

Seguindo as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica o Serviço de apoio especializado é realizado nas classes comuns mediante a atuação colaborativa de professor especializado em educação especial. A criação de salas de recursos está inserida no movimento de integração por apresentar uma das alternativas para a inserção de alunos com deficiência no ambiente escolar. O principal objetivo desse serviço de apoio é identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade com foco na eliminação das barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, em prol da autonomia e independência na escola e fora dela. E trabalhar cooperativamente é condição fundamental para que o AEE cumpra sua função.

*Informações/Fotos da ACI da PML

Sair da versão mobile