Ladário

Ladário entrega mais 12 casas para moradores

As casas no bairro Alta Floresta já estão sendo ocupadas por famílias referenciadas pelos programas sociais (Foto: Domingos Arruda)

 

As casas no bairro Alta Floresta já estão sendo ocupadas por famílias referenciadas pelos programas sociais (Foto: Domingos Arruda)

Mais 12 famílias foram beneficiadas pelo programa habitacional da Prefeitura de Ladário, esta semana. As casas no bairro Alta Floresta já estão sendo ocupadas por famílias referenciadas pelos programas sociais coordenados pela SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). O trabalho minucioso, obedece regras estabelecidas pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) do governo federal, por meio do ‘cadastro único municipal’. Na cidade a relação, que não pode ser modificada por qualquer tipo de favorecimento, está estabelecida há mais de 6 anos.

Secretário de Assistência Social, Alexandre Ramos Ohara (Foto: Domingos Arruda)

Segundo o secretário de Assistência Social, Alexandre Ramos Ohara, a escolha de quem recebe a casa, acontece mediante a lista que passa pelo Conselho de Assistencial Social. O órgão bi-partite (que tem membros do governo municipal e da sociedade civil) se baseia no trabalho dos técnicos do setor, os quais visitam famílias, checam o referenciamento de cada uma dentro dos programas sociais em execução no país, como os de transferência de renda. “Ninguém pode furar a fila e tem que ter o perfil certo para receber o benefício, além de passar por um sorteio democrático diante de todos os concorrentes. Não há como burlar o processo”, garante.

Sorteio

O sorteio aconteceu no último dia 11 de junho e naquele momento 5 famílias desistiram sendo obrigadas a assinar um termo de desistência. Na sequencia outros beneficiados foram escolhidos de maneira democrática. A dona de casa Fátima Ribeiro, uma das sorteadas, falou a reportagem do Pérola News. Com ar de felicidade estampado no rosto, a pantaneira lembrou que se inscreveu para as casas há cerca de 6 anos. “Todo mês tive que participar de reuniões, recebi visitas de assistentes sociais onde eu morava e agora meu sonho se realizou, pois fui sorteada como todo mundo que recebeu a casa. Agora posso morar no que é meu”, garante.

Psicóloga Sara Regina e a dona de casa Fátima Ribeiro (Foto: Domingos Arruda)

A psicóloga Sara Regina Santo de Almeida, que integra a equipe da Assistência Social de Ladário, reforça que os técnicos do setor acompanham todos os candidatos de maneira igualitária, sem privilégios. “Fazemos nossos trabalho seguindo regras pré-estabelecidas”.

Local Feliz

Nossa reportagem foi até as casas onde encontrou uma nova moradora e sua família. A dona de casa Marcia Duarte, gravida do quinto filho, o esposo Joilson de Campos e os filhos nos receberam com sorriso no rosto. Morando de favor há mais de ano em casa de parentes Marcia, que foi contemplada no sorteio não perdeu tempo. “Mudei no mesmo dia do sorteio, não podia esperar mais para entrar na minha casa nova. É muito bom saber que você vai chegar para ficar no que é seu”, destaca.

Outro fato que mexeu positivamente com a alto-estima dela foi que o documento da residência foi emitido em nome da mulher do casal. “Isso mostra que nós mulheres somos importantes”, finaliza.

Novo casal de moradores, Joilson de Campos e a esposa Marcia Duarte (Foto: Domingos Arruda)

 

Por: Montero Netto