Ícone do site Pérola News

Ladário elabora propostas para criação do Território do Pantanal

A discussão teve como objetivo elaborar propostas para implantação do Território da Cidadania (Foto: Pérola News)

Discutir e elaborar propostas que fortaleçam os municípios da região do Pantanal, promovendo o desenvolvimento econômico foi um dos objetivos do evento que reuniu autoridades, representantes do executivo, lideranças comunitárias, técnicos e Polícia Ambiental durante a manhã de quarta, dia 04 de julho, no Lions de Ladário

O evento foi realizado pela Prefeitura de Ladário, através da Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, em conjunto com a Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário, e com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA no Mato Grosso do Sul.

Estiveram presentes na mesa o prefeito José Antonio Assad e Faria, o secretário de fomento Jorge José Pinto de Castro, a vereadora de Ladário Delari Maria Bottega, o consultor em desenvolvimento social Edilson Sarath.

A discussão teve como objetivo elaborar propostas para implantação do Território da Cidadania, com a participação das cidades de Ladário, Miranda, Aquidauana, Caracol e Porto Murtinho, que deverá chamar de Território do Pantanal.

O Programa Territórios da Cidadania é um programa federal que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Ações relacionadas ao desenvolvimento social, à organização sustentável da produção, à saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura, infra- estrutura e ações fundiárias estão sendo articuladas nesses territórios com participação social e integração entre o Governo Federal, Estados e Municípios.

O programa envolve a participação de mais de 15 ministérios, e no Mato Grosso do Sul, já está implantado com o território da Grande Dourados, do Cone Sul, da Reforma e Vale do Invinhema.

A criação do território se dá através da união de municípios com cadeia produtiva em comum, que no caso do Território do Pantanal é o turismo. Detalhes do Programa foram apresentados pelo Consultor em Desenvolvimento Social, Edson Sarath, que mostrou a oferta de recursos que podem ser captados através do programa, que gira em torno de R$ 400 milhões de reais.

A proposta elaborada pelos participantes da reunião técnica será encaminhada para o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável no final do mês, havendo aprovação, Ladário juntamente com os outros municípios envolvidos passará a ser um pré- território o que já garante a possibilidade de conseguir recursos que atualmente a cidade não possui por não fazer parte do território da cidadania. Para que o território do pantanal exista é necessário que após a aprovação do Conselho Estadual, a proposta aceita seja homologada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile