Ladário

Ladário é referência em atendimento oftalmológico em Mato Grosso do Sul

 

Este ano o horizonte se apresentou mais nítido e colorido a vista de quem não enxergava o mundo do lado de fora, de quem não via o brilho refletido na natureza, e principalmente daqueles que seu dia se apresentava um tanto turvo e escuro. Enxergar é uma dádiva, um presente que deve ser cuidado, a saúde dos olhos deve ser prioridade do Poder Público para garantir o acesso a todos, e principalmente aqueles que se apresentam em situação de vulnerabilidade.

Em Ladário não é diferente, pois a criatividade, a competência e principalmente o comprometimento dos envolvidos, fez o município avançar e garantir aos ladarenses a devida atenção e cuidado, em se tratando de atendimentos oftalmológicos, e claro, partindo sempre do princípio da humanização, este adotado pela gestão da saúde.

Com intuito de reforçar essa ideia, foi realizada em Ladário uma mega-ação entre os dias 26 de maio a 06 de junho, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e a ONG Olhar Pelo Próximo, que resultou em cerca de 1.800 consultas ambulatoriais e exames oftalmológicos.

Além dessa ação, os pacientes ladarenses contaram com a Caravana da Saúde, um grande empreendimento do Governo do Estado criado em 2015. O mesmo veio de encontro com as prioridades da cidade, pois o projeto possibilitou o encaminhamento de pacientes para cirurgias, demandadas nas primeiras consultas. Depoimentos como a do cururueiro Sebastião (que fez questão de agradecer pessoalmente o governador Reinaldo Azambuja) e do senhor João da Matta, são verdadeiros incentivos para a equipe da Saúde de Ladário continuar o belo trabalho pelo bem da população.

Vale ressaltar que o município ainda irá encaminhar pacientes a Campo Grande para novas cirurgias e retornos até o final do ano, com gastos de transporte e hospedagens que chegam a somar mais de R$ 156 mil, sem contar a equipe de profissionais que sempre é deslocada até Campo Grande para acompanhar de perto os pacientes. Ao todo, foram realizadas 155 cirurgias no período da Caravana. “Mais do que gastos, a atual administração de Ladário acredita que o resultado positivo deixa a sensação do dever cumprido, além disso, é uma felicidade impar acompanhar realizações de pessoas que ora estavam descrentes de que algum dia voltariam a enchergar”, disse Josiane Braga, superintendente de Saúde.

Para finalizar com chave de ouro o resultado alcançado, a Secretaria de Saúde adquiriu cerca de 107 óculos para presentear aqueles que desde o início foram assistidos através dos atendimentos e cirurgias, “muitas conquistas ainda estão por vir, continuamos na luta pela oferta de uma saúde digna, encaminhando usuários para acompanhamentos e novos procedimentos oftálmicos e com novas demandas de solicitações de óculos”, finalizou o secretário de Saúde, Juvenal Ávila de Oliveira, parabenizando o empenho de sua equipe nessa importante conquista. (Com informações da Saúde de Ladário)